Topo

Grêmio quebra recorde, mas empata metade dos jogos do Brasileirão

Jeremias Wernek

Do UOL, em Porto Alegre

21/01/2021 04h00

O Grêmio quebrou recorde de invencibilidade no Campeonato Brasileiro. Ao arrancar empate por 1 a 1 com o Atlético-MG, em Porto Alegre, o time de Renato Gaúcho chegou a 16 partidas sem derrotas no Brasileirão. Algo inédito na história gremista dentro da competição. O resultado em casa, além deixar o time longe da liderança, gerou outro fato ruim. A equipe empatou 15 jogos, exatamente a metade das rodadas que disputou até aqui.

A derrota mais recente do Grêmio, no Brasileirão, continua sendo o revés para o Santos, pelo placar de 2 a 1, na Vila Belmiro, em 11 de outubro. De lá para cá, nove vitórias e sete empates.

Os números dão argumentos a Renato Portaluppi, que vê o time em ótimo momento. "Você vai achar que é sacanagem minha, mas considero o momento do Grêmio excepcional. Excepcional", declarou Renato Gaúcho.

Até o final do campeonato, o Grêmio pode quebrar novos recordes. De time que mais empatou jogos em uma só edição do Brasileirão. Para isso, faltam dois resultados. E a própria marca de invencibilidade, que mantém o time na parte de cima da tabela.

No início do Brasileirão, o Grêmio chegou a empatar quatro jogos seguidos. Diante de Ceará, Corinthians, Flamengo e Vasco. O time só voltou a vencer depois de seis rodadas, quando aplicou 2 a 0 em cima do Bahia, fora de casa.

O Grêmio enfrenta o Internacional no domingo (24), às 16h (horário de Brasília), no estádio Beira-Rio. Três dias depois, encara o Flamengo também em Porto Alegre. Na sequência, mede forças com Coritiba, Santos, Botafogo, São Paulo, Athletico-PR e Red Bull Bragantino.