Topo

Brasileirão - 2020

Grêmio bate o Atlético-GO com reservas e vai tranquilo para semi com SPFC

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

27/12/2020 22h26

O Brasileiro não irá preocupar o Grêmio na semifinal da Copa do Brasil. Pois hoje (27), com time praticamente todo reserva, os gaúchos bateram o Atlético-GO por 2 a 1, na Arena, pela 27ª rodada do campeonato.

Com 45 pontos, os comandados de Renato Gaúcho não perderam conexão com o topo da tabela. Ocupam o quinto lugar na classificação. E ainda têm um jogo disputado a menos que o quarto (Inter, com 47) e o líder (São Paulo, com 56). Já o Atlético-GO é 12º com 34 pontos.

O Grêmio ainda terá um compromisso em 2020. Na quarta-feira, o Tricolor decide vaga na final da Copa do Brasil contra o São Paulo, no Morumbi. No jogo de ida, venceu por 1 a 0.

Já o Atlético-GO só volta a jogar no ano que vem. O primeiro jogo de 2021 será contra o Vasco, dia 7 de janeiro.

Foi bem: Churín faz gol decisivo

Diego Churín causou problemas para zaga do Atlético-GO. Incomodou no gol contra de Dudu, e marcou, num chute cruzado e forte, o segundo do jogo.

Foi mal: Dudu marca contra em cruzamento

Dudu acabou marcando contra o primeiro gol do jogo. Em uma jogada de cruzamento, não conseguiu conter Churín e colocou na própria rede.

Vanderson estreia no principal com boa atuação

Vanderson teve uma ótima estreia. Cria da base gremista, o lateral direito de 19 anos foi participativo tanto no ataque quanto na defesa. No primeiro gol do jogo, recebeu pela direita e fez um cruzamento em curva. Churín não alcançou, mas Dudu marcou contra.

"Nem nos meus maiores sonhos imaginava ser tão rápido assim. Com 19 anos jogando na Arena do Grêmio. Para a noite ser perfeita, vamos em busca da vitória. É o cruzamento que o Renato me pediu na semana, ele elogiou esse meu fundamento. Trabalho muito e é uma das minhas características. Fui feliz e deu tudo certo", disse após o primeiro tempo.

O jogo do Grêmio: Pressão desde o início

O Grêmio manteve seu estilo, independente de atuar com equipe praticamente toda reserva. Com jogadores de meio bastante ofensivos, manteve a bola sempre próxima do gol adversário. Rondou a meta de Jean e até criou algumas chances durante todo primeiro tempo. Não conseguiria marcar, porém, se não fosse um cruzamento muito bom de Vanderson, que Dudu acabou colocando contra. Na segunda etapa, o time gaúcho recuou, cedeu o empate, mas marcou logo em seguida.

O jogo do Atlético-GO: Defesa e contra-ataque

Ciente da capacidade do Grêmio, e ainda atuando fora de casa, o Atlético-GO adotou uma conduta totalmente defensiva. Com linhas bem recuadas, quando o time de Marcelo Cabo recuperava a bola buscava o contra-ataque em velocidade, com Roberson, Chico e Gustavo Ferrareis. Até ameaçou em alguns lances, até construir o empate, no segundo tempo. Porém voltou a vazar logo pouco depois.

Time quase todo reserva de olho no São Paulo

Renato Gaúcho optou por escalar um time quase todo reserva. De olho no jogo de volta da semifinal da Copa do Brasil, quarta-feira, contra o São Paulo, o treinador utilizou só dois jogadores titulares desde o início. Vanderlei e Darlan começaram o jogo. Nem mesmo Rodrigues, que deve substituir Geromel, lesionado, iniciou a partida.

GRÊMIO 2 X 1 ATLÉTICO-GO
Data
: 27/12/2020 (Domingo)
Local: Arena do Grêmio, em Porto Alegre (RS)
Arbitro: Felipe Fernandes de Lima
Auxiliares: Alessandro Rocha Matos e Felipe Alan Costa de Oliveira
VAR: Emerson de Almeida Ferreira
Cartões amarelos: Gilvan, Dudu, Eder (ATL); Paulo Miranda (GRE);
Gols: Dudu, do Atlético-GO, contra, para o Grêmio, aos 44 minutos do primeiro tempo; Gustavo Ferrareis, do Atlético-GO, aos 12 minutos do segundo tempo; Churín, do Grêmio, aos 19 minutos do segundo tempo;

Grêmio
Vanderlei; Vanderson (Thaciano), Paulo Miranda, Ruan e Cortez; Lucas Silva (Matheus Henrique), Darlan, Pinares (Everton), Alisson e Ferreira (Pepê); Churín (Rodrigues).
Técnico: Renato Gaúcho.

Atlético-GO
Jean; Dudu (Arnaldo), Gilvan (Matheus Vargas), Eder e Nicolas; Willian Maranhão (Pereira), Marlon Freitas, Wellington Rato, Chico e Gustavo Ferrareis (Danilo); Roberson (Janderson).
Técnico: Marcelo Cabo.