Topo

Cruzeiro

Grupo "Muda Cruzeiro" tenta suspender eleição no Conselho na Justiça

Conselho do Cruzeiro vira mais uma vez motivo de discussão na Justiça - Igor Sales/Cruzeiro
Conselho do Cruzeiro vira mais uma vez motivo de discussão na Justiça Imagem: Igor Sales/Cruzeiro

Guilherme Piu

Do UOL, em Belo Horizonte

22/12/2020 08h53

Associados do Cruzeiro entraram na Justiça na tentativa de suspender a Assembleia Geral Ordinária para a eleição de novos membros do Conselho Deliberativo do clube. O processo foi distribuído hoje (22) e será analisado pela 12ª Vara Cível de Belo Horizonte.

O UOL Esporte teve acesso ao conteúdo da petição, que cita 17 pessoas do quadro associativo do clube, integrantes do grupo "Muda Cruzeiro", autores do documento que solicita tutela de urgência para suspender a eleição, marcada para o dia 2 de janeiro de 2021, aniversário de 100 anos do Cruzeiro.

"Diante de todo exposto requer: a antecipação dos efeitos da tutela provisória de urgência, no sentido de determinar a suspensão da Assembleia Geral Ordinária do Cruzeiro Esporte Clube, marcada para o dia 02.01.2021, com a elaboração e publicação de novo Edital Convocatório, respeitando as normas estatutárias vigentes", diz parte dos pedidos à Justiça.

De acordo com o documento os conselhos afirmam que houve "vícios" na redação do edital que convocou o pleito.

"Da análise dos artigos acima transcritos pode-se afirmar que a realização de uma Assembleia Ordinária para eleição de Conselheiros Efetivos e Suplentes do Conselho Deliberativo da forma como foi realizada contraria vários dispositivos e impossibilita a participação de associados, viciando todo processo. Com efeito, o Edital Convocatório objeto desta ação já começa viciado quando deixa de convocar os associados familiares e individuais para também votarem, conforme determina o art. 7o, inciso V, do Estatuto Social do Clube", cita a petição.

"Agindo desta forma, a ré cerceou o direito dos aproximadamente 3.000 Associados do Clube, que foram negligenciados, embora estejam aptos a participar e votar em Assembléia Geral, o que constitui uma verdadeira afronta aos direitos estatutários destes. Frise-se que o número de associados é bastante expressivo (3 mil), o que impossibilita a realização da Assembleia Geral Ordinária para eleição dos Conselheiros Efetivos e Suplentes do Conselho Deliberativo sem a previa convocação deles (associados) por Edital", aborda outra parte.

Dentre os responsáveis pela ação estão Jeir Campos, ex membro do Conselho Deliberativo e associado do clube, Fernando Rezende, Vitor Gomes, Hélio Favarini, Adalberto Heliodoro, José Maurício, André, Leandro Barros, Cristiano Gomes, Guilherme Corrêa e Rafael Dantas, também membros dos quadros associativos da Raposa.

Cruzeiro