Topo

Cruzeiro

Desempenho de Sóbis escancara má fase de outros atacantes do Cruzeiro

Rafael Sóbis em poucos jogos já é a referência do Cruzeiro de Luiz Felipe Scolari - Gustavo Aleixo/Cruzeiro
Rafael Sóbis em poucos jogos já é a referência do Cruzeiro de Luiz Felipe Scolari Imagem: Gustavo Aleixo/Cruzeiro

Guilherme Piu

Do UOL, em Belo Horizonte

18/12/2020 04h00

O atacante Rafael Sóbis voltou ao Cruzeiro há cerca de um mês e, com apenas oito jogos nesta segunda passagem pelo clube, escancara a má fase dos demais companheiros da posição. Neste curto período, o veterano de 35 anos detém a marca de jogador com mais gols da Raposa em 2020. Ele balançou as redes cinco vezes, a última no empate em 1 a 1 com o CSA, no estádio Independência. E agora terá a oportunidade de aumentar seus números contra o Avaí, hoje (18), às 20h15, pela 30ª rodada da Série B.

Com média de 0,63 gol por jogo, Sóbis supera colegas que estão no clube há mais tempo, como Marcelo Moreno (três gols em 28 jogos), Arthur Caíke (quatro gols em 22 jogos), Thiago (três gols em 24 jogos), Welinton (dois gols em 24 jogos), Airton (quatro gols em 23 jogos), Sassá (oito jogos e nenhum gol) e Willian Pottker (cinco jogos e um gol).

Decisivo, o jogador de 35 anos é titular absoluto com o treinador Luiz Felipe Scolari, mas com o condicionamento físico diferente do apresentado quando mais jovem, claro. Por isso, Sóbis, mesmo sendo peça fundamental, precisou ser substituído em todas as partidas desde que retornou à Toca II.

"Para o Sobis jogar os 90 minutos, é uma situação em que nós temos que estar com um resultado tranquilo, em que ele não precise sair muito do posicionamento, em que possa ficar mais resguardado, embora ele, por vontade própria, gostaria de jogar os 90 minutos", explicou Felipão após o empate em 1 a 1 com o CSA.

De fato o atacante é um jogador que se movimenta bem no gramado. Ele se desloca entre o meio e o ataque ocupando boa faixa do campo ofensivo celeste, com maior intensidade no lado esquerdo, como aponta o site Sofascore, especializado em estatísticas do futebol, no mapa de calor do atleta.

Rafael Sóbis começou como titular em todas as partidas que fez até agora na Série B. Além dos cinco gols, deu uma assistência, na goleada por 4 a 1 sobre o Brasil de Pelotas, no Mineirão. Jogo, inclusive, que o atacante fez um golaço de chute de longa distância, posicionado antes do meio de campo.

Ao lado do meia Maurício, que foi negociado com o Internacional, Sóbis é o artilheiro do Cruzeiro na temporada.

"A gente tem que modificar algumas coisas em determinados jogos, ou por a gente estar perdendo ou para poupá-lo [Sóbis] para um outro jogo, porque o sistema vem sendo bem executado com ele. Quando estivermos em uma situação tranquila, com pontos que já possamos estar respirando sem problema nenhum, depois a gente vai ver o que pode fazer de modificação", completou Felipão sobre o aproveitamento do jogador por mais tempo em campo.

Em números gerais, Rafael Sóbis fez 33 gols em 127 jogos com a camisa do Cruzeiro, na somatória de suas duas passagens pelo clube. Antes, o atacante defendeu a Raposa entre 2016 e 2018, conquistando duas Copas do Brasil e um Campeonato Mineiro.

FICHA TÉCNICA:

AVAÍ x CRUZEIRO

Motivo: 30ª rodada do Campeonato Brasileiro
Local: Estádio da Ressacada, em Florianópolis (SC)
Data e Horário: 18 de dezembro de 2020 (sexta-feira), às 20h15 (de Brasília)
Árbitro: Antônio Dib Moraes de Sousa (PI)
Auxiliares: Rogério de Oliveira Braga (PI) e Márcio Iglésias Araújo Silva (PI)

AVAÍ: Lucas Frigeri; Edilson, Alemão, Betão e Iury; Jean Martim e Pedro Castro; Valdívia, Getúlio e Vinícius Leite; Gastón Rodriguez. Técnico: Claudinei Oliveira

CRUZEIRO: Fábio; Cáceres, Manoel, Ramon e Patrick Brey; Adriano, Jadsom Silva e Filipe Machado; Airton, Rafael Sóbis e William Pottker. Técnico: Luiz Felipe Scolari

Cruzeiro