Topo

Brasil disputa prêmio da Fifa com Alisson, gol do Fla e torcedor do Sport

De Arrascaeta marca golaço de bicicleta em vitória do Flamengo - Alexandre Vidal / Flamengo
De Arrascaeta marca golaço de bicicleta em vitória do Flamengo Imagem: Alexandre Vidal / Flamengo

Do UOL, em São Paulo (SP)

17/12/2020 04h00

Na tarde de hoje (17), a Fifa entregará o prêmio 'The Best' de melhor jogador do mundo do ano da entidade. O órgão que rege o futebol mundial fará uma cerimônia on-line, a partir das 15h (de Brasília), e será transmitida ao vivo no site oficial da Fifa.

O Brasil não tem nenhum representante entre os três jogadores que disputam o 'The Best'. Os finalistas são Robert Lewandowski (Bayern de Munique), Lionel Messi (Barcelona) e Cristiano Ronaldo (Juventus).

Porém, concorre a três prêmios nesta edição: Alisson Becker, do Liverpool, disputa como melhor goleiro; Giorgian Arrascaeta, do Flamengo, é o representante do futebol brasileiro no Prêmio Puskas (o gol mais bonito da temporada) e Marivaldo da Silva, torcedor do Sport, concorre ao Fifa Fan Award 2020 — prêmio dedicado a torcedores —, que o Brasil já ganhou com Silvia Grecco, a mãe que narra os jogos ao filho Nickollas em jogos do Palmeiras.

Veja contra quem eles concorrem:

Melhor goleiro

O atleta brasileiro concorre com ao lado do alemão Manuel Neuer, do Bayern de Munique, e do esloveno Jan Oblak, do Atlético de Madri.

Prêmio Puskas

O meia uruguaio está na disputa graças ao golaço de bicicleta contra o Ceará, no Campeonato Brasileiro de 2019. O lance aconteceu em 25 de agosto e se deu após um cruzamento do lateral Rafinha. O gol foi o terceiro da vitória do Flamengo por 3 a 0.

Os outros finalistas são Son Heung-min, do Tottenham, e Luis Suárez, agora no Atlético de Madri.

The Fifa Fan Award

Marivaldo Fracisco da Silva concorre com um grupo de torcedores colombianos, que distribuiu alimentos durante a pandemia do coronavirus, e o escocês James Anderson, que fez a doação de milhões de libras para incentivar o profissional feminino e juvenil.

O torcedor do Sport entrou na lista pela sua história de há três anos caminhar 60 km pelo acostamento de uma rodovia para ver os jogos de seu time na Ilha do Retiro.

Confira as outras premiações e seus finalistas:

Melhor jogadora

Lucy Bronze (Inglaterra/Lyon e Manchester City)
Pernille Harder (Dinamarca/Wolfsburg e Chelsea)
Wendie Renard (França/Lyon)

Melhor goleira

Sarah Bouhaddi (França/Lyon)
Christiane Endler (Chile/PSG)
Alyssa Naeher (EUA/Chicago Red Stars)

Melhor treinadora/treinador (futebol feminino)

Emma Hayes (Inglaterra/Chelsea)
Jean-Luc Vasseur (França/Lyon)
Sarina Wiegman (Holanda/Seleção holandesa)

Melhor treinador (futebol masculino)

Marcelo Bielsa (Argentina/Leeds United)
Hans-Dieter Flick (Alemanha/Bayern de Munique)
Jurgen Klopp (Alemanha/Liverpool)