Topo

Vasco

Salgado diz que Campello abriu Vasco à sua equipe e sugere trégua a Leven

Candidado Jorge Salgado, da chapa Mais Vasco, se reuniu nesta terça com Alexandre Campello  - Divulgação
Candidado Jorge Salgado, da chapa Mais Vasco, se reuniu nesta terça com Alexandre Campello Imagem: Divulgação

Bruno Braz

Do UOL, no Rio de Janeiro

08/12/2020 19h39Atualizada em 09/12/2020 10h50

Candidato da chapa "Mais Vasco", Jorge Salgado classificou como positiva a primeira reunião de transição que teve hoje (8) com o atual presidente cruzmaltino, Alexandre Campello. O empresário destacou a receptividade do dirigente e afirmou que o mandatário "abriu" o clube.

"Ele abriu o clube para nossa equipe, vai manter um entendimento com a equipe dele e, todas as informações, ele disse que seriam passadas sem nenhum tipo de problema", declarou ao UOL Esporte.

Salgado - que esteve na companhia de seu 1º vice-geral, Carlos Osório, do 2º vice-geral, Roberto Duque Estrada, e do vice-jurídico, José Cândido Bulhões - deu mais detalhes do encontro. Ele ressaltou, por exemplo, o interesse de Campello em que o possível futuro presidente já assuma tomando conhecimento do que se passa internamente no Vasco:

"Foi o primeiro contato. Marcamos essa reunião basicamente para nos apresentarmos, iniciarmos o processo, mostrarmos algumas coisas que precisamos de informação, entregar isso a ele e criar uma rotina de procedimentos em relação a essas informações, mas a receptividade, do ponto de vista do Campello, foi muito boa, amigável, colocou o clube à disposição da melhor maneira possível. Ele acha que temos que agir mesmo, está a mais ou menos um mês do término do mandato e ele mesmo tem interesse de que tomemos ciência do que acontece".

Proposta de trégua a Leven

Jorge Salgado, que foi declarado vencedor da eleição do dia 14 de novembro, também sinaliza com uma proposta de trégua com o candidato Leven Siano, que se proclama vencedor do pleito do dia 7. O líder da "Mais Vasco" sugere que eles retirem suas ações e participem de uma nova votação com a chancela da Justiça.

"O que tenho sugerido, mas tentei falar com o Leven e não consegui, é construir uma saída para parar com essas ações. Minha proposta é no sentido de todos os candidatos retirarem suas ações e o Vasco chamar para uma nova eleição com carimbo do judiciário. Este seria o ideal. Essa construção de entendimento é a única saída para resolver o imbróglio político. O presidente eleito não terá ação na Justiça para perturbar ele nos próximos meses e anos, seria muito bom para o clube. Seria muito ruim continuar com essa briga na Justiça. O que custa retirar essas ações e ir novamente para o pleito?", indagou.

Em contrapartida, no último domingo (6), Leven Siano havia divulgado um comunicado em seu Instagram se comprometendo a acatar o resultado do julgamento do próximo dia 17, dizendo que não entraria com recurso caso a decisão fosse desfavorável, e sugerindo que Salgado fizesse o mesmo.

O líder da "Mais Vasco" foi questionado sobre esta situação e deu sua versão:

"Ele me passou um Whatsapp que queria conversar comigo, e aí eu o procurei a partir de domingo. Liguei umas duas ou três vezes e não obtive resposta, não consegui falar com ele. Ele queria que a gente acatasse a decisão do dia 17 e, a partir daí, não ter mais nenhum tipo de questionamento, só que temos algumas ações do dia 7 que precisam ser julgadas, precisam de uma resposta da Justiça para, aí sim, tomar as decisões. A saída é construir um entendimento, vamos parar com a briga, eu tiro as minhas ações, ele tira as deles, o Julio Brant também, o Sérgio Frias também, se tiver, e vamos para um outro pleito chancelado pelo clube".

Leven ironiza proposta

Na madrugada, horas depois da entrevista de Jorge Salgado ao UOL Esporte, Leven Siano se posicionou com ironia em relação à proposta de uma terceira eleição sugerida pelo líder da "Mais Vasco", deixando claro não ser favorável a esta sugestão:

Futebol não foi debatido profundamente

No que se refere ao futebol, não houve uma conversa aprofundada entre Jorge Salgado e Alexandre Campello. Segundo o líder da "Mais Vasco", este assunto ainda é de responsabilidade do atual mandatário:

"Falamos muito superficialmente sobre futebol, focamos mais nessa área financeira e jurídica tentando encontrar soluções para esse impasse. Este assunto do futebol é do presidente, eu ainda não sou presidente oficialmente. Então, estas questões do futebol ele [Campello] tende a resolver".

No último sábado (5), em seu Twitter, Leven Siano já havia destacado que Campello tinha feito ressalvas em relação ao futebol:

Leven se reunirá com Campello nesta quarta

Amanhã (9) será a vez de Leven Siano e sua equipe se reunirem com Alexandre Campello para o processo de transição. O encontro está marcado para às 15h em São Januário e estarão presentes também outros integrantes da chapa "Somamos", como os executivos Nilton Leão, Luís Paulo Rosenberg e Augusto Tannure.

O UOL Esporte entrou em contato com a assessoria de Leven para que ele fique a vontade caso queira se manifestar sobre as declarações de Salgado. Também foi proposto um convite para que o advogado dê uma entrevista à reportagem após a reunião desta quarta-feira com Campello.

Vasco