Topo

Cruzeiro

Cruzeiro goleia Brasil-RS com show e golaço de Sobis de antes do meio-campo

Com direito a golaço, Rafael Sóbis foi o nome da goleada celeste no Mineirão - Gustavo Aleixo/Cruzeiro
Com direito a golaço, Rafael Sóbis foi o nome da goleada celeste no Mineirão Imagem: Gustavo Aleixo/Cruzeiro

Do UOL, em Belo Horizonte

05/12/2020 22h52

Xô, zica! Com direito a até sal grosso jogado no gramado, o Cruzeiro finalmente conseguiu voltar a vencer no Mineirão após três tropeços em casa. Em jogo pela 26ª rodada do Brasileirão da Série B, a Raposa passou sem sustos pelo Brasil de Pelotas nesta noite de sábado, triunfando por 4 a 1. Arthur Caíke, Jarro (contra) e Rafael Sóbis (de pênalti e com um gol antológico do meio de campo) marcaram a favor dos mineiros. O gol de honra dos gaúchos veio com Bruno José.

Essa foi a segunda vitória seguida do Cruzeiro, que tenta engatar um embalo com Felipão. Na tabela de classificação, o clube passou quatro adversários e vai, aos poucos, se distanciando da zona de rebaixamento. Agora já são 34 pontos contra 24 do Náutico, que ainda joga neste domingo.

Quem foi bem: Sóbis se destaca em todos os quesitos

Desde que voltou ao Cruzeiro, Rafael Sóbis tem melhorado bastante o repertório do time. Hoje não foi diferente. Presente em qualquer lugar do campo, participou com frequência das jogadas ofensivas. Foi o nome da goleada com uma assistência, um gol de pênalti e um golaço do meio-campo.

Cruzeiro ganha tranquilidade em dois lances quase idênticos

A estratégia de Felipão era fazer um gol cedo para mudar as características do Brasil em campo. E ela deu certo. Da intermediária, Sóbis cruzou uma bola na segunda trave e Arthur Caíke pegou de primeira para abrir o placar. Três minutos mais tarde, Machado cobrou falta praticamente no mesmo local. O goleirão Rafael Martins saiu todo atrapalhado e o atacante Jarro acabou cortando para as próprias redes. 2 a 0.

Brasil esboça reação, mas Sóbis faz o terceiro

Não tinha como ser diferente, e o time gaúcho acusou o golpe com os dois gols sofridos em menos de 15 minutos. Somente aos 21, a equipe conseguiu finalizar pela primeira vez no jogo, muito por causa do relaxamento celeste com a vantagem. Isso ficou evidente no gol de Bruno José, que recebeu de Jarro completamente livre dentro da área antes de bater cruzado e superar o goleiro Fábio. O gol recolocava o Brasil ao jogo, mas quando a partida caminhava para o intervalo, Heverton fez um pênalti bobo em Arthur Caíke. Bem na partida, Sóbis usou a força para garantir o terceiro gol da Raposa.

Brasil falha de novo e Sóbis marca o "gol que Pelé não fez"

A calmaria predominou no segundo tempo. O Brasil de Pelotas não mostrou força suficiente para buscar uma reação, permitindo que o Cruzeiro tocasse a bola em busca de um final de jogo tranquilo. Quando parecia que o placar não seria mais alterado, um passe errado acabou chegando aos pés de Rafael Sóbis. De antes do meio de campo, o atacante meteu um chutaço que encobriu o goleiro e terminou no fundo das redes (veja acima). Golaço para encerrar a ótima noite do Cruzeiro e coroar o bom retorno de Sóbis ao clube.

E o oscar de melhor ator vai para...

Willian Pottker já estava machucado e fora de combate por causa de uma lesão na coxa direita. Mesmo assim, o jogador foi relacionado e ficou no banco de reservas, apesar de sequer participar do aquecimento com os outros suplentes. No segundo tempo, o atacante exageraou na reclamação e acabou "lamentando" o amarelo recebido. Como estava pendurado, cumprirá a suspensão do departamento médico.

FICHA TÉCNICA
CRUZEIRO 4x1 BRASIL DE PELOTAS

Motivo: 26ª rodada do Brasileirão da Série B
Data/Hora: 05/12/2020, às 21h (de Brasília)
Local: Mineirão, em Belo Horizonte (MG)
Árbitro: José Mendonça da Silva Júnior. (PR)
Auxiliares: Rafael Trombeta (PR) e Luciano Roggenbaum (PR)

GOLS: Arthur Caíke, 10'1ºT (1-0); Jarro (contra), 13'1ºT (2-0); Bruno José, 27'1ºT (2-1); Rafael Sobis, 47'1ºT (3-1), 28'2ºT (4-1)
Cartões amarelos: Willian Pottker, Airton, Cacá (CRU), Alex Ruan, Luiz Henrique (BRA)
Cartão vermelho: Não teve.

CRUZEIRO: Fábio; Raul Cáceres, Manoel, Ramon e Matheus Pereira; Adriano (Cacá), Jadsom Silva (Régis) e Filipe Machado (Jadson); Arthur Caíke, Rafael Sóbis (Marcelo Moreno) e Airton (Welinton). Técnico: Felipão.

BRASIL: Rafael Martins; Rodrigo Ferreira, Leandro Camilo, Heverton e Alex Ruan (Bruno Santos); Sousa, Pablo (Simião), Matheus Oliveira (Felipe Albuquerque) e Matheusinho (Bruno Matias); Jarro Pedroso (Luiz Henrique) e Bruno José. Técnico: Claudio Tencati.

Cruzeiro