Topo

D'Ale, Gamarra ou Figueroa? Qual o maior estrangeiro da história do Inter?

D"Alessandro em partida do Internacional contra o Atlético-GO no último sábado (28) - Ricardo Duarte
D'Alessandro em partida do Internacional contra o Atlético-GO no último sábado (28) Imagem: Ricardo Duarte

Do UOL, em São Paulo

01/12/2020 04h00

Há uma semana, o argentino D'Alessandro anunciou que não irá renovar seu contrato com o Internacional, que vence em 31 de dezembro. Ele seguirá jogando profissionalmente e até já recebeu sondagens de clubes da China e do Chile, mas o caminho será mesmo longe do Beira-Rio. Paralelamente às questões contratuais e referentes ao mercado da bola, a saída do meia gerou debates entre fãs de futebol nos últimos dias.

Nas redes sociais, uma das discussões preferidas de torcedores do Internacional ou não é a tentativa de elencar D'Alessandro entre os estrangeiros mais importantes da história do futebol brasileiro. Que lugar ele teria? Num país com tantos ídolos que não nasceram por aqui, a pergunta não tem resposta certa.

Ainda mais quando o personagem atua pelo Inter, que carrega uma tradição gringa no passado. Antes dos 12 anos e meio, mais de 500 jogos, quase 100 gols e 13 títulos do argentino, outros estrangeiros tiveram páginas gloriosas no Colorado, como Figueroa, Guiñazú e Villalba, entre outros. Antes de ampliar o debate, a pergunta: qual o estrangeiro mais importante da história do Inter?

Benítez (Paraguai)

Benítez - Divulgação/Inter - Divulgação/Inter
Imagem: Divulgação/Inter

Atuou pelo Inter entre 1977 e 1983, com três títulos gaúchos e o Campeonato Brasileiro invicto de 1979. Chegou como "herdeiro de Manga" e escreveu sua própria história no gol.

D'Alessandro (Argentina)

Foram mais de 12 anos de serviços prestados, com 13 taças erguidas, inclusive a Libertadores de 2010, ano em que foi eleito o melhor jogador da América do Sul.

Figueroa (Chile)

Zagueiro chileno conhecido pela elegância e técnica em campo. Atuou em três Copas do Mundo e, no Inter, foi bicampeão brasileiro e penta gaúcho, melhor jogador do Nacional em 1975.

Figueroa - Divulgação/Inter - Divulgação/Inter
Imagem: Divulgação/Inter

Forlán (Uruguai)

Uma das maiores contratações da história do clube, apenas dois anos de ser o melhor jogador da Copa do Mundo de 2010. Saída foi mais discreta, com 22 gols em 55 partidas.

Forlán - Vinícius Costa/ Preview.com - Vinícius Costa/ Preview.com
Imagem: Vinícius Costa/ Preview.com

Gamarra (Paraguai)

Zagueiro de três Copas do Mundo, jogou no Inter antes de Corinthians, Flamengo e Palmeiras. No Sul, foi Bola de Prata do Brasileirão em 1995 e 96 e campeão gaúcho em 97.

Gamarra - Divulgação/Inter - Divulgação/Inter
Imagem: Divulgação/Inter

Guiñazú (Argentina)

Icônico camisa 5, entrou em campo 282 vezes pelo Internacional e ganhou nove títulos, com destaque para a Libertadores de 2010. Chegou a ser indicado ao prêmio "Rei da América".

Guiñazu - Fernando Pilatos/UOL - Fernando Pilatos/UOL
Imagem: Fernando Pilatos/UOL

Villalba (Argentina)

É o sétimo maior artilheiro da história do Internacional, com 153 gols, e segundo maior goleador em Gre-Nais. Atuou pelo clube nos anos 40 e integrou o "Rolo Compressor".

Villalba - Arquivo - Arquivo
Imagem: Arquivo

Vote!

Qual o maior estrangeiro da história do Inter?

Resultado parcial

Total de 97 votos
3,09%
41,24%
46,39%
3,09%
3,09%
1,03%
2,06%

Valide seu voto

Outro nome?

Mande nos comentários. Opção não falta: Aránguiz, Cuesta, Gato Fernández, Gavilán, Guerrero, Lisandro López, Rúben Paz, Sorondo e tantos outros.