PUBLICIDADE
Topo

Futebol

Ruas de Buenos Aires podem ser rebatizadas em homenagem a Maradona

Projeto prevê a criação de um "corredor" cultural a partir do estádio do Argentino Juniors - Divulgação
Projeto prevê a criação de um 'corredor' cultural a partir do estádio do Argentino Juniors Imagem: Divulgação

Do UOL, em São Paulo

30/11/2020 22h34

As ruas Boyacá e Punta Arenas, em Buenos Aires, podem em breve ganhar novo nome. Um projeto apresentado pela Frente de Todos (FdT), grupo político do presidente Alberto Fernández, apresentou hoje um projeto à Assembleia Legislativa de Buenos Aires para rebatizar um trecho das vias com o nome de Diego Maradona.

Segundo o site 'TyC Sports', o projeto prevê também a criação de um circuito turístico e cultural em homenagem ao craque nos bairros de Villa General Mitre e La Paternal. A iniciativa foi sugerida pelo Argentino Juniors, clube onde Maradona jogou quando ainda era adolescente. Caso sejam renomeadas, as ruas vão ligar mais de 30 quarteirões, formando um traçado entre o estádio do Argentino Juniors e o Estádio das Malvinas Argentinas.

A ideia é que o local abrigue um memorial a céu aberto em homenagem a Maradona. "Nossa vontade é aprofundar a identidade de cada um dos nossos pairros, partilhamos com a AAJJ (Associação Atlético Argentinos Juniors) que o percurso proposto é o mais identitário da enorme figura homenageada, e pretendemos fazer deste um passeio turístico, desportivo e cultural", afirmaram os membros da FdT no texto.

Estão previstas as instalações de esculturas, placas e elementos simbólicos que remetam ao craque, formando um espaço "onde as mais diversas instituições desportivas e os milhões de admiradores de Maradona possam prestar as devidas homenagens", completa o ofício.

Para que o projeto seja aprovado, é necessário que a Assembléia Legistativa abra uma excessão. No país, ruas só podem ser rebatizadas com nome de personalidades após 10 anos da morte.

"A situação é inédita na nossa história. Homenagear o maior ídolo argentino de todos os tempos vai além de qualquer posição partidária, é mostrar o orgulho de pertencer que nós argentinos temos, onde se enquadra Buenos Aires. Acreditamos que a importância mundial da figura de Diego Armando Maradona jusitfique e mereça a excesão", argumenta a FtD.

"Tal figura de importância história mundial deve ser homenageada desta forma. O presente projeto visa dar a este atleta e ser humano essencial na vida de todos os argentinos o espaço que ele merece em nossacidade, a cidade que o viu crescer desportivamente", finaliza.

Futebol