Topo

Brasileirão - 2020

Goleiro falha, Grêmio vence o Goiás e "cola" no G4 do Brasileirão

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

30/11/2020 19h53

O Grêmio "colou" no G4 do Brasileiro. Com gols de Jean Pyerre — contando com uma falha do goleiro Tadeu — e Maicon, o time gaúcho bateu o Goiás por 2 a 1, hoje (30), na Arena, em jogo atrasado da sexta rodada. João Marcos marcou para o Esmeraldino.

Com 37 pontos, a equipe de Renato Gaúcho ocupa o sétimo lugar na classificação, mas tem a mesma pontuação do sexto (Santos), do quinto (Palmeiras) e do quarto (Inter). O Goiás, com 16 pontos, é o último colocado.

Na próxima quinta-feira, o Grêmio decide vaga nas quartas de final da Libertadores contra o Guarani-PAR. O primeiro jogo, no Paraguai, foi 2 a 0 para o time gaúcho. Já o Goiás volta a campo também na quinta-feira, mas para encarar o São Paulo pelo Brasileiro.

Foi bem: Maicon volta com gol

Maicon voltou ao time titular do Grêmio após lesão. Se esforçou muito e até aparentou cansaço em alguns momentos do jogo. Mas foi fundamental na qualidade de passe no meio-campo. No segundo tempo, foi premiado com um gol.

Foi mal: Tadeu faz "lambança" em gol sofrido

O Grêmio pressionava e tinha mais de 75% de posse de bola, mas ainda não tinha vazado a meta do Goiás. Tadeu segurava as chances do time gaúcho. Até que a bola foi recuada para ele. Sem ser pressionado, o goleiro entregou um passe nos pés de Jean Pyerre, que colocou na rede. "A responsabilidade é toda minha, foi um erro técnico que custou caro. Não fujo da minha responsabilidade pelo erro, pela tomada de decisão errada. O placar foi aberto por responsabilidade minha", disse o goleiro ao fim do primeiro tempo.

Renato Gaúcho entra para história

Renato Gaúcho entrou para história. Ao comandar o time contra o Goiás, hoje, ele virou o técnico com mais jogos no comando do Grêmio. São 384 partidas, que foram completas exatamente contra o mesmo adversário do primeiro jogo, em 2010. Antes da partida, ele foi homenageado. "Eu não imaginava esta marca, mas chegou. Tenho que agradecer ao clube, a torcida, e ao meu grupo. Sem eles eu não estaria aqui", disse.

O jogo do Grêmio: Muita posse e chances de gol

O Grêmio foi soberano em campo. Desde o primeiro minuto "amassou" o Goiás em seu campo. Chegou a ter 77% de posse de bola em momentos do primeiro tempo. Trocando passes e rondando a área, parecia buscar os espaços estando ciente que entraria na defesa rival em algum momento. E aconteceu várias vezes. Tadeu tinha feito duas defesas difíceis e começava a se destacar no jogo quando falhou. Ao tentar iniciar uma jogada, deu passe nos pés de Jean Pyerre e abriu caminho para vitória gremista. Já na frente, outras tantas chances foram perdidas em uma atuação bem superior ao adversário. No segundo tempo o Goiás saiu, chegou a pressionar, assustar, mas o Tricolor foi firme.

O jogo do Goiás: Time fechado e poucas vezes no ataque

O Goiás fazia de tudo para defender sua meta. Fernandão, centroavante do time, atuava sempre atrás da linha de meio e era o mais adiantado. Eram 10 jogadores de linha em seu campo, todos protegendo a meta de Tadeu. Ainda assim o time já tinha vazado até antes de sofrer o gol. Quando saiu atrás, passou a criar chances e chegou, acertar a trave, descontou, mas não empatou.

Noite de homenagens na Arena

Além de Renato Gaúcho, o Grêmio também homenageou Diego Souza antes do jogo. O atleta ganhou uma camisa com o número 100, comemorando o número de jogos atingido por ele pelo clube.

FICHA TÉCNICA
Grêmio
2 x 1 Goiás
Data
: 30/11/2020 (Segunda-feira)
Local: Arena do Grêmio, em Porto Alegre (RS)
Árbitro: Savio Pereira Sampaio
Auxiliares: Kleber Lucio Gil e Johnny Barros de Oliveira
VAR: Rodrigo Nunes de Sá
Cartões amarelos: David Duarte, Miguel Figueira (GOI); Lucas Silva, Rodrigues (GRE);
Gols: Jean Pyerre, do Grêmio, aos 18 minutos do primeiro tempo; Maicon, do Grêmio, aos 22 minutos do segundo tempo; João Marcos do Goiás, aos 25 minutos do segundo tempo;

GRÊMIO
Vanderlei; Victor Ferraz (Orejuela), Geromel, Rodrigues e Diogo Barbosa; Matheus Henrique, Maicon (Lucas Silva) e Jean Pyerre; Ferreira (Pepê), Luiz Fernando (Everton) e Diego Souza (Churín).
Técnico: Renato Gaúcho

GOIÁS
Tadeu; Taylon (Eron), David Duarte, Fábio Sanches e Jefferson; Ariel Cabral, Breno, Shaylon (João Marcos) e Keko (Rodrigues); Miguel Figueira (Henrique) e Fernandão (Rafael Moura).
Técnico: Glauber Ramos