Topo

Barcelona

Barcelona vai pagar multa de R$ 19 mil por homenagem de Messi a Maradona

Messi homenageia Maradona com a camisa do Newell"s Old Boys após marcar golaço pelo Barcelona - David Ramos/Getty Images
Messi homenageia Maradona com a camisa do Newell's Old Boys após marcar golaço pelo Barcelona Imagem: David Ramos/Getty Images

Do UOL, em São Paulo

30/11/2020 07h33

A goleada do Barcelona sobre o Osasuna por 4 a 0, em jogo que ocorreu ontem pelo Campeonato Espanhol, trouxe um momento especial: Lionel Messi "recriou" um gol marcado por Diego Maradona nos tempos de Newell's Old Boys e, ao celebrar, mostrou uma réplica da camisa usada pelo ex-jogador no clube argentino (assista abaixo).

A homenagem, no entanto, não deve sair ilesa aos cofres do atual clube de Messi. Isso porque o camisa 10 acabou descumprindo o artigo 91 do Código Disciplinar da Federação Espanhola, que diz o seguinte.

"O jogador de futebol que, por ocasião de ter marcado um gol ou por qualquer outra causa derivada do jogo, levanta a camisa e exibe qualquer tipo de propaganda, slogan, lenda, sigla, anagramas ou desenhos, seja qual for o seu conteúdo ou a finalidade da ação, será punido, como autor de infração grave, com multa até 3 mil euros (R$ 19,2 mil) e advertência".

Punições do tipo, segundo o jornal Sport, são sempre pagas pelo clube do jogador envolvido, e a própria Fifa tem códigos semelhantes em seu manual.

O dinheiro, no entanto, não precisará ser desembolsado pelo Barcelona agora: a federação espanhola cobra somente no final de cada temporada as multas aplicadas nas equipes durante as competições organizadas por ela.

Assista aos dois lances:

Barcelona