Topo

Atacante assina com o Vélez e é o único brasileiro a jogar na Argentina

Do UOL, em São Paulo

24/11/2020 13h21

Lenny Lobato, jovem jogador de apenas 19 anos, recentemente assinou o seu primeiro contrato profissional com o Vélez Sarsfield até junho de 2023, e se tornou o único brasileiro a jogar na Argentina profissionalmente.

Natural de Armação dos Búzios, na Região dos Lagos do Rio de Janeiro, é considerado uma joia rara no clube argentino.

No país vizinho, Lenny já foi campeão da Superliga Argentina Sub-18 com direito à duas assistências na goleada por 5 a 0 sobre o Racing, na grande decisão. Durante a campanha do título, Lenny participou, sempre como titular, de 14 partidas. Foram quatro assistências e quatro gols (dois deles na goleada por 4 a 0 sobre o River Plate, na primeira fase).

O atacante chegou na terra dos hermanos em 2017 com uma história curiosa: toda a sua família é argentina, inclusive, ele é neto da falecida dançarina, atriz e popstar Nélida Lobato, que faleceu em 1982.

O jogador conta como surgiu a oportunidade de jogar no futebol argentino. "Foi por causa de um tio, que é torcedor do Vélez. Ele conseguiu um teste por meio das redes sociais. Daí eu acabei ficando no clube", relembra.

O brasileiro também chamou a atenção do técnico Gabriel Heinze, quando treinava o time principal do Vélez. Ele vinha alternando treinos pelo sub-20 (sua nova categoria) e os profissionais até que a pandemia do novo coronavírus suspendeu as atividades esportivas no país. Nesse tempo, Lenny contou que teve uma ótima pré-temporada, treinou diariamente pelo Zoom com um personal para não ficar parado.

Além disso, o brasileiro chamou a atenção do craque argentino Walter Montillo, que fez sucesso no Brasil e atua na Universidad de Chile. "Assisti algumas partidas dele e achei um excelente jogador. Rápido, forte, habilidoso e sabe fazer gols, características ótimas para quem é atacante. Com certeza, tem chances de chegar a uma seleção sub-20 e depois principal", comenta.

Apesar do início da carreira ter sido na Argentina, Lenny deseja um dia atuar no futebol brasileiro. "Tenho o sonho de jogar no Brasil desde pequeno, sempre quis. Não tenho preferência por algum clube específico, pois são tantos clubes com estruturas tão boas, com histórias incríveis. Jogar no meu país seria um sonho muito grande", afirma.