Topo

Conmebol divulga áudios do VAR em lances polêmicos de Paraguai x Argentina

O meia Exequiel Palacios, da seleção da Argentina, sofreu fratura na coluna durante o empate por 1 a 1 com o Paraguai  - Marcelo Endelli/Getty Images
O meia Exequiel Palacios, da seleção da Argentina, sofreu fratura na coluna durante o empate por 1 a 1 com o Paraguai Imagem: Marcelo Endelli/Getty Images

Do UOL, em São Paulo

14/11/2020 16h42

A atuação da arbitragem brasileira na partida entre Argentina e Paraguai, pelas Eliminatórias da Copa, que terminou em 1 a 1, gerou polêmica entre os hermanos. Hoje (14), a Conmebol divulgou os áudios da cabine do VAR nos principais lances que tiveram interferência do árbitro Raphael Claus, do árbitro de vídeo, Bruno Arleu, e o assistente do VAR, Rodrigo Correa.

Na disputa de bola entre Romero e Palacios, em que argentino levou a pior, a dupla que analisava o vídeo classificou a atitude do paraguaio como uma espécie de "proteção", e não recomendou a revisão.

Acompanhe o diálogo:

Correa (AVAR): Possível falta

Arleu (VAR): Quero ver uma [imagem] inversa

Correa (AVAR): O jogador está reclamando das costas

Claus (árbitro): Ele não consegue parar

Arleu (VAR): Quero ver um plano aberto agora

Arleu (VAR): Foi mais de proteção, uma jogada que ele viajou... Tá vendo, Rodrigo? Olha como ele faz o voo, ele mais se protege de um choque e acaba atingindo as costas do adversário. Não é lance de revisão, perfeito?

Correa (AVAR): Perfeito.

Arleu (VAR): Claus, lanche checado. Decisão confirmada. Não teve nenhum tipo de cartão, tá?

Claus (árbitro): Sim, só falta.

Na análise do gol anulado de Messi, Claus confirmou o gol aos colegas, mas foi avisado da falta no início do lance.

Arleu: Possível impedimento

Claus: Para mim, gol legal

Arleu: Uma [tomada] aberta. Vai voltando lá do início. Volta naquela jogada de possível falta, eu quero ver aí. Close up.

Correa: Falta

Arleu: Segue. Falta, certo? Agora segue [a imagem]. Quero uma tomada aberta.

Correa: [para Claus] Aguarde, estamos checando

Arleu: Quero ver esse possível impedimento.

Arleu: Claus, te recomendo a revisão por possível falta, lá próximo ao Bruno (assistente)

Claus: Me mostre toda a jogada.

Arleu: Plano aberto. Siga [a imagem] na velocidade normal.

Arleu: Claus, você vai reiniciar com o que? Vai aplicar cartão?

Claus: Falta.

A imprensa argentina não poupou Romero das críticas. O choque causou um trauma na região lombar de Palácios, que está internado, segundo informações da Federação Argentina de Futebol (AFA). O diário 'Olé' comparou o lance ao do colombiano Zúñiga em Neymar, na Copa do Mundo 2014, e disse que Claus tomou uma "insólita decisão" em uma jogada que "não ficaria mal um cartão vermelho".

Lionel Scaloni e Messi também se irritaram com Claus. O craque teria dito que o árbitro errou "duas vezes", enquanto Scaloni treinador esbravejou: "Tenho que respirar para reponder. Em algumas jogadas, como a que lesionou Palacios, que o VAR não atua. Aí no nosso gol, que foi legal, a falta marcada muito tempo depois".