Topo

Palmeiras

Entenda como o Palmeiras trouxe dois zagueiros 'surpresa' no fim da janela

Alan Emperuer é o zagueiro anunciado pelo Palmeiras - Matteo Ciambelli/DeFodi Images via Getty Images
Alan Emperuer é o zagueiro anunciado pelo Palmeiras Imagem: Matteo Ciambelli/DeFodi Images via Getty Images

Thiago Ferri

Do UOL, em São Paulo

10/11/2020 04h00

A janela de transferências do exterior fechou ao fim da noite de ontem (9), e o Palmeiras buscou nos últimos dias apenas dois zagueiros. O chileno Benjamín Kuscevic já treina na Academia de Futebol, e o clube anunciou a chegada por empréstimo do brasileiro Alan Empereur. Contratações inesperadas, que preenchem lacunas no grupo de Abel Ferreira.

A mais recente, de Alan, foi um pedido do técnico português, que já o monitorava no PAOK (GRE). O defensor agora é o único canhoto da posição e na avaliação do clube conta com boa capacidade para construir o jogo a partir da defesa.

Ainda que possa atuar em casos de necessidade na lateral esquerda, o jogador também dá a possibilidade de Abel repetir o esquema que usava na Grécia, com três zagueiros. Luan e Gustavo Gómez são muito elogiados, só que o paraguaio é destro e atua pela esquerda. Isto dificulta a saída de bola em alguns momentos.

Por este estilo de jogo do reforço, com passes que "quebram linhas", o Verdão não vê muitas semelhanças com Vitor Hugo, o último zagueiro canhoto do elenco e que teve os direitos econômicos vendidos no mês passado. Ele chega por empréstimo até junho de 2021, com opção de compra.

No caso de Kuscevic, a diretoria analisava a chegada antes da troca de treinador. O zagueiro, com passaporte comunitário (chileno e croata), chamou a atenção por sua inteligência e potencial. Ele já iria este ano para a Europa, mas a venda para o Dínamo Zagreb (CRO) melou após uma lesão no tornozelo direito.

Benjamín Kuscevic, zagueiro chileno pelo Palmeiras - Cesar Greco - Cesar Greco
Benjamín Kuscevic está em recondicionamento no Palmeiras
Imagem: Cesar Greco

Prestes a ser liberado a atuar, o defensor é um atleta com potencial para uma futura venda no mercado da bola e dá segurança para os momentos em que o paraguaio Gómez for convocado à seleção do seu país. Ele custou cerca de US$ 1,5 milhão (R$ 8 milhões), com início de pagamento à Universidad Católica (CHI) em março de 2021.

Até a chegada desses dois jogadores, o Palmeiras tinha apenas três zagueiros, contando Emerson Santos — Renan, do sub-20, atua na zaga e na lateral esquerda, mas não está fixo no elenco.

Felipe Melo, que jogou boa parte de 2020 na zaga, voltou ao meio-campo e vinha bem, mas sofreu uma fratura no tornozelo esquerdo e passará por uma cirurgia. Seu retorno acontecerá apenas em 2021.

O clube até pensou em reforçar o meio-campo, agora carente de seu capitão. O problema é que o Cerro Porteño queria um valor considerado alto demais por Mathias Villasanti. As partes até tentaram conversar novamente antes do fim da janela, mas não foi possível chegar a um acordo.

O ataque, desfalcado com a cirurgia de Wesley, também era um setor que o Verdão analisou nomes, mas concluiu que teria de gastar valores altos, por apostas. O clube trabalha com cuidado para não prejudicar ainda mais as finanças, um problema em 2020. A ideia, por enquanto, é aproveitar mais garotos das categorias de base na posição.

Palmeiras