PUBLICIDADE
Topo

Cruzeiro

Lateral antes descartado ganha confiança de Felipão e cresce no Cruzeiro

Lateral de 23 anos tem feito boas partidas e virou titular de Felipão no setor esquerdo - Bruno Haddad/Cruzeiro
Lateral de 23 anos tem feito boas partidas e virou titular de Felipão no setor esquerdo Imagem: Bruno Haddad/Cruzeiro

Do UOL, em Belo Horizonte

08/11/2020 04h00

Há pouco mais de dois meses, o lateral Patrick Brey foi liberado dos treinamentos do Cruzeiro para procurar um novo clube. A equipe ainda era comandada por Ney Franco e o jogador não estava nos planos da diretoria. Mas a chegada de Felipão pode mudar significativamente a carreira do atleta de 23 anos. Hoje titular e com moral, Patrick tem o aval do técnico para seguir no time e até ampliar seu contrato.

Patrick Brey foi contratado junto ao Tupi na temporada de 2018, mas nunca teve chances suficientes para mostrar seu futebol e nem convenceu nas oportunidades que recebeu. Naquele primeiro ano, foram apenas seis partidas, o que contribuiu diretamente para seu empréstimo para o Coritiba, em 2019. Neste ano, ele iniciou a temporada jogando pela Ferroviária (SP), antes de voltar de empréstimo para a Raposa.

Quando foi liberado pelo Cruzeiro no início de setembro, Patrick Brey tinha sua transferência encaminhada para o futebol alemão, o que acabou não acontecendo. Com a chegada de Felipão, ele voltou a ficar no banco de reservas depois de dois meses. Em seguida, participou dos últimos três jogos, sendo dois na condição de titular. Na vitória contra o Botafogo, o lateral não deu uma assistência como nos dois compromissos anteriores, mas saiu de campo com uma partida segura defensivamente.

"Ele adquiriu um pouco de conhecimento mais da posição na parte defensiva. Ele não se expõe tanto, como antigamente. A gente tem feito um trabalho, principalmente quando dividimos o trabalho, e o Paulo (Turra) fica corrigindo alguns detalhes da parte defensiva com os zagueiros, e eu e o Carlão (Carlos Pracidelli) ficamos mais com o ataque. Nós tentamos mostrar, em vídeo, como se faz uma cobertura, como temos que marcar para depois sair com a bola, e ele tem assimilado isso, tanto que nós pedimos que ele fique mais um tempo conosco", disse Felipão, dando indícios que quer permanecer com o jogador por mais tempo.

Vale lembrar que Patrick Brey tem contrato com o Cruzeiro até março do ano que vem. Na concorrência do setor está o jovem Matheus Pereira. Aos 19 anos, o garoto também colheu elogios e conquistou a titularidade, mas está se recuperando de um estiramento no joelho desde o final de outubro. Essa foi a brecha deixada para Patrick conquistar Felipão.

"Ele estava treinando com os jogadores que não faziam parte do grupo, mas hoje é um titular. Não um titular absoluto, porque eles não existem, mas é um titular que vem assimilando coisas que são importantes para ele e para nós. Por isso, ele tem feito os jogos que tem feito com a equipe do Cruzeiro", completou o técnico.

Cruzeiro