Topo

Inter fica perto de resolver imbróglio com Athletico-PR por joia da base

Reprodução/Twitter @D_scheit10
Imagem: Reprodução/Twitter @D_scheit10

Jeremias Wernek

Do UOL, em Porto Alegre

26/09/2020 04h00

O Internacional está muito perto de fechar acordo com o Athletico Paranaense por Dudu Scheit. O meia não aceitou proposta de renovação com o clube gaúcho e já está em Curitiba para assinar com novo time. O acerto entre as diretorias vai deixar percentual dos direitos econômicos no estádio Beira-Rio, de olho em possível venda à Europa.

Aos 19 anos, Scheit é uma espécie de 'caso Yuri Alberto' do Inter. Sem assinar novo contrato profissional, está fora dos treinos desde maio. Neste mês, chegou ao Paraná e tem feito atividades físicas à espera de resolução do imbróglio.

O contrato no Athletico depende de acerto com o Internacional, que por lei tem prioridade na hora de assinar renovação. Como o jogador não quis ficar em Porto Alegre, cabe ao clube do Paraná propor acerto. E foi o que aconteceu recentemente.

Segundo apurou o UOL Esporte, o Athletico fez proposta ao Inter e ouviu uma contraproposta. Agora, existe entendimento de que os termos estão alinhados. O clube gaúcho exigiu percentual maior dos direitos econômicos do jogador — que tem grande passagem por seleções de base e status de joia entre os nascidos no ano de 2001.

Relembre o caso

A proposta do Inter para renovar com Scheit previa salário progressivo, a partir de R$ 7 mil, e cessão de 15% dos direitos econômicos ao próprio jogador. Multa rescisória fixada em 60 milhões de euros (R$ 385,24 na cotação atual). A oferta foi apresentada oficialmente em 5 de março deste ano. Após 18 dias, houve recusa formal por parte do estafe do atleta.

Dudu Scheit tem histórico de convocações para seleção brasileira de base, foi capitão de times do Internacional e destaque em recentes títulos das equipes inferiores do clube, mas protagoniza o imbróglio da renovação há tempos. Tanto que ficou fora da lista de inscritos do clube para Copa São Paulo de 2020.

O Internacional conquistou o título da Copinha batendo o Grêmio nos pênaltis.

Scheit é comparado a Peglow, meia-atacante da base do Inter campeão mundial sub-17 com a seleção brasileira na temporada passada. Atualmente, Peglow está no elenco principal e vem sendo preparado para ser usado pelo treinador argentino Eduardo Coudet.

Nas últimas duas temporadas, o Internacional reformulou as categorias de base para voltar a captar e desenvolver talentos. O projeto contou com consultoria belga e mudança em cargos decisivos do setor. Em 2020, mais de 22 jovens já foram chamados para período de treinos ao lado dos profissionais. Eduardo Coudet observa os times inferiores para ter reforços caseiros.