Topo

Queda de técnico, lei do ex e debutante marcam Vasco x Bota em São Januário

Vasco e Botafogo se enfrentam novamente em São Januário, desta vez em jogo decisivo da Copa do Brasil - Vitor Silva / Botafogo
Vasco e Botafogo se enfrentam novamente em São Januário, desta vez em jogo decisivo da Copa do Brasil Imagem: Vitor Silva / Botafogo

Bruno Braz

Do UOL, no Rio de Janeiro

23/09/2020 04h00

Vasco e Botafogo se enfrentam hoje (23), às 21h30, pelo jogo de volta da quarta fase da Copa do Brasil, em São Januário, local que tem reservado alguns capítulos especiais do clássico para o Cruz-Maltino.

Pedido de demissão

O técnico Zé Ricardo acompanha o jogo entre Vasco e La U - Carlos Gregório Jr/Vasco - Carlos Gregório Jr/Vasco
Técnico Zé Ricardo pediu demissão do Vasco em 2018 após derrota por 2 a 1 para o Botafogo em São Januário
Imagem: Carlos Gregório Jr/Vasco

Em 2018, por exemplo, o técnico Zé Ricardo pediu demissão do cargo após uma derrota para o Alvinegro por 2 a 1 pelo Campeonato Brasileiro. Na ocasião, o treinador já estava desgastado com algumas decisões da diretoria. Outro ponto que o incomodava eram os salários atrasados.

Os dirigentes do departamento de futebol ainda tentaram demovê-lo da ideia, mas não conseguiram.

Em 2017, Zé Ricardo - que hoje está sem clube - havia assumido a equipe em situação delicada no Brasileiro e conseguiu classificá-la para a Copa Libertadores. Na competição continental, porém, o time passou pelas etapas preliminares, mas caiu na fase de grupos.

Debutante e lei do ex

Ribamar comemora gol do Vasco contra o Botafogo - Thiago Ribeiro/AGIF - Thiago Ribeiro/AGIF
Ribamar aplicou a "lei do ex" ano passado em São Januário ao fazer um golaço na vitória do Vasco por 2 a 1
Imagem: Thiago Ribeiro/AGIF

Ano passado, um movimentado clássico animou o returno do Brasileirão e foi marcante para dois jogadores do atual elenco: Bruno Gomes e Ribamar.

O primeiro, de 19 anos, fez seu primeiro como profissional, logo no início da partida. Já o segundo aplicou a chamada "lei do ex", fazendo um golaço de fora área. A partida terminou com vitória de 2 a 1 do Vasco.

Curiosamente, Ribamar balançou a rede do Alvinegro novamente este ano, também pelo Campeonato Brasileiro, na vitória por 3 a 2, mas este jogo aconteceu no estádio Nilton Santos.

Regra impede clássicos em São Januário no Carioca

Uma regra estipulada pela Federação de Futebol do Rio de Janeiro (Ferj) em conjunto com as autoridades do Estado tem impedido o Vasco de realizar os clássicos como mandante em São Januário no Campeonato Carioca. Ela obriga que as partidas entre os grandes do Rio aconteçam com divisão igualitária de público em 50%. Porém, como a Polícia Militar só autoriza uma carga entre 5% a 10% para os visitantes na casa vascaína, os duelos têm acontecido em outras praças.

No Campeonato Brasileiro, no entanto, o Cruz-Maltino pode receber seus rivais, mas em contrapartida joga com as mesmas condições quando não é o mandante.

Como fica o duelo de hoje à noite?

Por ter vencido o jogo de ida por 1 a 0 no estádio Nilton Santos, o Botafogo joga com a vantagem do empate para ficar com a vaga às oitavas de final da Copa do Brasil. Ao Vasco resta vencer por dois gols de diferença para se classificar automaticamente. Caso vença por apenas um gol, a decisão irá para os pênaltis. Não há vantagem de gol fora na competição.