Topo

Após recuperar 20 jogadores, CSA anuncia que técnico tem Covid-19

Técnico Eduardo Baptista, do CSA - Bruno Fernandes
Técnico Eduardo Baptista, do CSA Imagem: Bruno Fernandes

Bruno Fernandes e Josué Seixas

Colaboração para o UOL, em Maceió (AL)

20/08/2020 18h36

Para o CSA, a Série B não está começando com muita sorte. Vinte jogadores do time já estiveram infectados com a Covid-19 e duas partidas foram adiadas, contra Chapecoense e Cuiabá. Agora, perto da segunda partida após o alto número de casos confirmados, foi o treinador Eduardo Baptista quem testou positivo.

O elenco fez o último treinamento em Maceió no último domingo. Desde então, está em viagem. Jogou contra o Operário na terça-feira e foi derrotado por 3 a 0. A próxima partida será nesta sexta-feira, contra a Ponte Preta.

"O Centro Sportivo Alagoano informa que, em testagem realizada na noite de ontem (19/08), o treinador Eduardo Baptista foi diagnosticado com Covid-19. Nenhum atleta presente na viagem testou positivo e todos estão aptos para partida de amanhã, contra a Ponte Preta", diz a nota oficial do clube.

O técnico ainda fará a contraprova do teste. Caso seja confirmada a infecção pelo novo coronavírus, a tendência é de que o técnico da partida seja o auxiliar de Eduardo Baptista, Márcio Goiano. Questionado sobre o envio de informações à distância, o clube ainda não informou como será o processo.

Nessa semana, o CSA esteve em quatro cidades: Aracaju, Guarulhos, Curitiba, Ponta Grossa e Campinas. Os trajetos foram: de ônibus para Aracaju, avião comercial para Curitiba, com conexão em Guarulhos, ônibus para Ponta Grossa e voo para Guarulhos novamente, finalizando o trajeto de ônibus para Campinas.

Caso ainda houvesse algum jogador em suspeita, por conta do surto, o clube havia acordado com a CBF que a própria entidade iria providenciar o translado dos atletas e comissão técnica.

Relembre o caso

Após a partida contra o CRB pela final do Campeonato Alagoano, disputada no dia 5 deste mês, nove atletas do CSA testaram positivo para a covid-19 - o resultado foi disponibilizado no dia 7 deste mês. Ainda assim, apesar de ter solicitado o adiamento da partida contra o Guarani, o time jogou a partida de estreia na Série B e venceu por 1 a 0.

Antes da partida contra a Chapecoense, pela segunda rodada, as coisas se tornaram mais difíceis para o CSA. Mais nove jogadores foram infectados pelo vírus e, assim, o time não tinha atletas suficientes para disputar a partida. Apesar da pressão da CBF para que o time inscrevesse mais atletas, a partida foi adiada. O mesmo aconteceu na partida contra o Cuiabá. Nesse tempo, mais três jogadores do time também tiveram casos confirmados.

Nesta semana, o time viajou para duas partidas fora de Alagoas. Somente 17 atletas foram relacionados. Na derrota para o Operário, na terça-feira, o CSA contou com apenas dois jogadores que disputaram a primeira partida da Série B: o zagueiro Luciano Castán e o lateral-direito Caio Felipe.

O time ainda não disponibilizou os números de quantos jogadores testaram negativo e quantos estão afastados para essa partida.

Confira a nota oficial na íntegra:

"O Centro Sportivo Alagoano informa que, em testagem realizada na noite de ontem (19/08), o treinador Eduardo Baptista foi diagnosticado com Covid-19.

Nenhum atleta presente na viagem testou positivo e todos estão aptos para partida de amanhã, contra a Ponte Preta. Os exames foram promovidos pela Confederação Brasileira de Futebol, em Campinas/SP.

Departamento Médico e Departamento de Futebol Centro Sportivo Alagoano"