Topo

OPINIÃO

Arnaldo Ribeiro: "O São Paulo é cada vez mais dependente do Daniel Alves"

Do UOL, em São Paulo

16/08/2020 04h00

O São Paulo joga hoje contra o Vasco, às 16h, em São Januário, a sua segunda partida pelo Brasileirão após a estreia na última quinta-feira, quando o camisa 10 Daniel Alves foi o principal jogador do time na vitória sobre o Fortaleza por 1 a 0, no Morumbi, com o gol que garantiu o resultado. A atuação do time no primeiro jogo não aliviou a pressão da torcida sobre o técnico Fernando Diniz, questionado desde a eliminação para o Mirassol no Campeonato Paulista.

No podcast Posse de Bola #47, o jornalista Arnaldo Ribeiro afirma que o São Paulo está se tornando cada vez mais dependente de Daniel Alves no momento em que o técnico é questionado e a diretoria encara um período pré-eleitoral para a definição do substituto de Carlos Augusto de Barros e Silva, o Leco, na presidência.

"Vendo o jogo contra o Ceni, eu não vi o jogo do Diniz. Eu vi o jogo do Daniel Alves. O São Paulo cada vez mais é Daniel Alves e menos Diniz. Onde eu quero chegar? Hoje, o que tem para qualquer resultado positivo a favor do São Paulo é o Daniel Alves. Seja na liderança, na camisa 10, na braçadeira de capitão, no esquema que ele vai jogar, no esquema que ele vai jogar, a posição que ele vai jogar, ou o gol que ele vai fazer", diz Arnaldo.

"A chance do São Paulo ter um resultado bom hoje é o Daniel Alves. O São Paulo se tornou tão dependente, existe um vazio de poder tão grande lá que o Daniel Alves é o cara que joga, fala, reclama, peita, é uma coisa inacreditável o que foi se avolumando", completa.

O jornalista aponta ainda que a sequência de Fernando Diniz segue também dependendo das atuações de Daniel Alves, além de ter a seu favor o fato de o jogador ter sido favorável à contratação pelo São Paulo no ano passado para substituir Cuca. Apesar disso, Arnaldo vê certo desgaste com parte do elenco e a possível perda de jogadores.

"Diniz depende dele para continuar na próxima partida. Enquanto o Daniel Alves estiver ao lado do Diniz, ele tem uma chance de sobrevida, porque o trabalho do Diniz não apareceu no São Paulo até agora, pelo contrário. O Diniz, não foi que ele foi bancado pelo São Paulo desde o início, mas o Daniel Alves foi favorável à contratação dele e tem sido um defensor do sistema de trabalho do Diniz, porque ele tem condição e estofo para fazer isso. O presidente e os diretores do São Paulo não têm mais, eles vão ser trocados daqui a pouco", diz o jornalista.

"Ao mesmo tempo, vai se deteriorando o elenco do São Paulo, o Hernanes quer sair, o Anderson saiu, o Everton quer sair, porque o trabalho do treinador não contagia mais. Então é uma dependência muito grande como não havia tanto assim em relação ao principal jogador. E aí é aquilo, por mais que o Daniel Alves tenha falado que só joga no Brasil no São Paulo, por mais que ele fale que a situação financeira ele vai acertar mais na frente, é muito frágil você depender tanto de um jogador só", conclui.

Posse de Bola: Quando e onde ouvir?

A gravação do Posse de Bola está marcada para segundas e sextas-feiras às 9h, sempre com transmissão ao vivo pela home do UOL ou nos perfis do UOL Esporte nas redes sociais (YouTube, Facebook e Twitter). A partir de meio-dia, o Posse de Bola estará disponível nos principais agregadores de podcasts.

Você pode ouvir o Posse de Bola em seu tocador favorito, quando quiser e na hora que quiser. O Posse de Bola está disponível no Spotify e na Apple Podcasts, no Google Podcasts e no Castbox . Basta buscar o nome do programa e dar play no episódio desejado. No caso do Posse de Bola, é possível ainda ouvir via página oficial do UOL e YouTube do UOL. Outros podcasts do UOL estão disponíveis em uol.com.br/podcasts.