Topo

13 vezes Lewandowski: polonês abre vantagem larga na artilharia da Liga

Robert Lewandowski comemora gol do Bayern de Munique sobre o Freiburg - Reuters
Robert Lewandowski comemora gol do Bayern de Munique sobre o Freiburg Imagem: Reuters

Do UOL, em São Paulo

08/08/2020 20h40Atualizada em 08/08/2020 20h40

Com dois gols marcados (além de duas assistências) na vitória do Bayern de Munique por 4 a 1 em cima do Chelsea, no confronto de volta das oitavas de final da Liga dos Campeões, Robert Lewandowski chegou ao seu 13º nesta edição e não deve mais ser alcançado por nenhum outro concorrente ainda em disputa.

Diante da eliminação do Borussia Dortmund em março, pouco antes da pausa no campeonato por causa da pandemia da Covid-19, o segundo colocado Erling Haaland não pode mais alcançar o polonês. O norueguês havia marcado dez gols em oito partidas antes de cair diante do Paris Saint-Germain nas oitavas de final.

Os próximos na lista da artilharia dominada por Lewandowski são Gabriel Jesus e Raheem Sterling, do Manchester City; Memphis Depay, do Lyon, e o companheiro de equipe do polonês Serge Gnabry - todos eles com seis gols cada, menos da metade do número do goleador do Bayern.

O atacante da equipe alemã foi destaque na classificação em cima do Chelsea neste sábado (8). Com uma atuação inspirada, ele abriu o placar aos nove minutos do primeiro tempo com um gol de pênalti e cravou a vitória aos 38 do segundo, com um golaço de cabeça, sendo o quarto do time e seu segundo na partida.

Com o novo modelo de disputa definido na volta da Liga dos Campeões, que tem apenas um único jogo para as próximas fases em vez dos tradicionais confrontos de ida e volta, os terceiros colocados da lista de artilheiros terão apenas três jogos no máximo até a final para tentar superar o camisa 9 do Bayern.

Lewandowski volta a ação na sexta-feira, já quando a Liga dos Campeões concentra toda a sua disputa final em Lisboa, em razão da pandemia do coronavírus, em uma medida de Uefa para tentar minimizar o risco de contágio das pessoas envolvidas no torneio. As partidas marcadas para o Estádio da Luz e o José Alvalade não contarão com a presença de público.