Topo

Títulos e gols: Messi e CR7 têm duelo particular em retomada da Champions

Cristiano Ronaldo e Messi buscam uma vaga nas quartas de final a partir de hoje (7) - Alberto Lingria/Reuters e PAU BARRENA / AFP
Cristiano Ronaldo e Messi buscam uma vaga nas quartas de final a partir de hoje (7) Imagem: Alberto Lingria/Reuters e PAU BARRENA / AFP

Diego Salgado

Do UOL, em São Paulo

07/08/2020 04h00

O duelo particular entre Cristiano Ronaldo e Messi virá à tona novamente a partir desta sexta-feira, com a retomada da Liga dos Campeões, marcada por quatro jogos das oitavas de final. A Juventus enfrenta o Lyon hoje (7), enquanto o Barcelona mede forças com o Napoli amanhã (8) - ambas partidas começam às 16h (horário de Brasília).

Cristiano Ronaldo e Messi têm uma disputa acirrada na competição, da artilharia ao número de títulos conquistados, incluindo a quantidade de hat-tricks (três ou mais gols marcados em uma partida) e presenças nas fases mais agudas da competição continental.

O craque português, que também já defendeu Manchester United e Real Madrid na competição, tenta atingir a fase de quartas de final pela 13ª vez. O argentino, por sua vez, somará 14 classificações às quartas, caso o Barcelona passe pelo Napoli.

Por outro lado, Cristiano Ronaldo soma mais presenças na semifinal. Foram 11: três com o Manchester United e oito com o Real Madrid. Messi, pelo Barcelona, disputou vaga na final em nove oportunidades.

O camisa 7 da Juventus soma cinco títulos (um pelo Manchester United e mais quatro pelo Real Madrid), enquanto Messi já levantou a taça quatro vezes, todas pelo clube catalão.

No número de gols marcados, a vantagem também é de Cristiano Ronaldo. O atacante da Juventus, no entanto, entrou em campo mais vezes. Por isso, na média, dá Messi. O português tem 128 gols em 169 jogos, com 0,76 gol por duelo. Já o argentino foi às redes 114 vezes em 141 confrontos, com média de 0,81.

A disputa é tão intensa que os craques estão empatados no número de hat-tricks: oito para cada. Messi chegou à marca em setembro de 2018, enquanto Cristiano Ronaldo atingiu o feito em março de 2019. Na artilharia em edições, o atleta da Juventus fica à frente: sete contra seis.

Só no EI Plus você assiste ao vivo a 100% dos jogos da Champions League! Assine agora pelo UOL Esporte Clube!

Possível encontro nas semis

Para avançar às quartas da Liga dos Campeões, a Juventus precisa vencer o Lyon por dois gols de diferença em Turim, já que o time francês venceu por 1 a 0. Uma vitória pelo mesmo placar leva a decisão para a prorrogação — persistindo o marcador, a vaga será definida nos pênaltis. Já o Barcelona se classifica com um triunfo simples sobre o Napoli no Camp Nou, pois o primeiro jogo terminou empatado por 1 a 1.

Caso avancem até as semifinais na sequência, Juventus e Barcelona terão um confronto direto por uma vaga na grande decisão. O jogo marcaria o reencontro de Messi e Cristiano Ronaldo, que não se enfrentam de forma direta desde a temporada 2017/2018, quando o português ainda defendia o Real Madrid.

Messi leva a melhor sobre Cristiano Ronaldo nos duelos da Liga dos Campeões e também no geral, incluindo aqueles em que o português defendia o Real. Na competição continental, Messi superou Cristiano Ronaldo na final entre Barcelona e Manchester United, na temporada 2008/2009, e na semifinal de 2010/2011, no confronto Barça e Real.

Em 2007/2008, o Manchester United de Cristiano Ronaldo eliminou o Barcelona de Messi, justamente na semifinal. Na decisão, derrotou o Chelsea nos pênaltis, no primeiro título do português na Liga dos Campeões.

Números dos craques na Liga dos Campeões

Messi
Títulos: 4
Quartas de final: 13
Semifinal: 9
Gols: 114
Jogos: 141
Média: 0,81
Artilharia: 6
Hat-tricks: 8

Cristiano Ronaldo
Títulos: 5
Quartas de final: 12
Semifinal: 11
Gols: 128
Jogos: 169
Média: 0,76
Artilharia: 7
Hat-tricks: 8