Topo

Palmeiras

Palmeiras decide título ainda buscando primeiro gol em clássicos de 2020

Vanderlei Luxemburgo durante jogo do Palmeiras contra o Corinthians - Marcello Zambrana/AGIF
Vanderlei Luxemburgo durante jogo do Palmeiras contra o Corinthians Imagem: Marcello Zambrana/AGIF

Thiago Ferri

Do UOL, em São Paulo

07/08/2020 12h00

Para ser campeão paulista no tempo normal, o Palmeiras terá de vencer o Corinthians amanhã (8), às 16h30 (de Brasília), no Allianz Parque. Só que ao longo desta temporada, o time de Vanderlei Luxemburgo apresenta um problema: não fez gol em nenhum dos clássicos que disputou.

Na primeira fase do Estadual, o Alviverde ficou no 0 a 0 com Santos e São Paulo, e perdeu para o Corinthians, por 1 a 0. Na ida da decisão, o Dérbi acabou também no 0 a 0.

Dos quatro clássicos, aquele que o Palmeiras conseguiu ser mais perigoso foi justamente o que perdeu: foram oito finalizações no gol na visita da primeira fase à Arena Corinthians.

Porém, ao somar as estatísticas da decisão, além dos empates com Santos e São Paulo, são apenas seis tentativas no alvo, de acordo com o SofaScore. Na última quarta (5), Cássio só fez uma defesa, em cobrança de falta de Bruno Henrique.

Apesar das críticas pelo desempenho na primeira decisão, Vanderlei Luxemburgo explicou que sua estratégia era não ter um resultado ruim como visitante. Para isso, fez até o time adotar um estilo bem mais cauteloso, abusando de bolas longas, em vez de investir no toque de bola, como vinha ocorrendo.

Hoje (7), o Palmeiras faz o último treino antes de receber o Corinthians para definir quem será o campeão paulista de 2020. Além da dúvida sobre a presença de Felipe Melo, lesionado, Luxemburgo tem como opção retornar com Willian na vaga de Zé Rafael, escalado em Itaquera para dar mais apoio defensivo no lado esquerdo.

Palmeiras