Topo

Como dérbi virou arrancada de título brasileiro de Corinthians e Palmeiras

Jô comemora gol do Corinthians na vitória sobre o Palmeiras pelo Paulistão 2017 - Rubens Cavallari/Folhapress
Jô comemora gol do Corinthians na vitória sobre o Palmeiras pelo Paulistão 2017 Imagem: Rubens Cavallari/Folhapress

Diego Salgado

Do UOL, em São Paulo

21/07/2020 04h00

Da crise profunda a um título depois de um dérbi. Esse roteiro é comum às conquistas recentes de Corinthians e Palmeiras no Brasileirão. Amanhã (22), os rivais medem forças em Itaquera pelo Paulistão, novamente com um dos times em má fase.

O Corinthians recebe o Palmeiras na busca por uma remota classificação às quartas de final. O time alvinegro ainda corre um ínfimo risco de rebaixamento. O rival alviverde, em contrapartida, praticamente garantido na segunda fase, tenta atingir o primeiro lugar geral do Estadual.

Em 2016, porém, o Palmeiras enfrentou o Corinthians pelo Campeonato Paulista em meio a uma crise, cujo ápice aconteceu após uma derrota por 4 a 0 para o Água Santa. O resultado representou, àquela altura, a quarta derrota seguida do time, logo no começo da trajetória do técnico Cuca no clube.

O Palmeiras recebeu o Corinthians como mandante no Pacaembu depois de derrotar o Rio Claro por 3 a 0. No clássico, teve de superar adversidades para vencer por 1 a 0, gol de Dudu. Minutos antes, o goleiro Fernando Prass evitou o gol do corintiano Lucca em penalidade máxima.

O time alviverde não conseguiu vencer o Paulistão, tampouco obter a classificação às oitavas de final da Libertadores. No Brasileirão, com mais força, não deu chances aos adversários e conquistou o título depois de 22 anos. A taça foi garantida na penúltima rodada, com triunfo sobre a Chapecoense.

Dudu 2016 - Robson Ventura/Folhapress - Robson Ventura/Folhapress
Dudu celebra gol do Palmeiras diante do Corinthians na edição 2016 do Campeonato Paulista
Imagem: Robson Ventura/Folhapress

No ano seguinte, o Corinthians viveu situação parecida, com até mais sucesso. Considerado a quarta força do Estado e após um começo instável no Paulistão, com direito a uma derrota por 2 a 0 para o Santo André em casa, o time alvinegro venceu o Palmeiras por 1 a 0 em Itaquera.

O jogo foi marcado por um erro de arbitragem, com a expulsão do volante Gabriel ainda no primeiro tempo, sem que ele tenha cometido a falta. Mesmo com um a menos, o Corinthians conseguiu marcar um gol nos minutos finais, com o atacante Jô.

A vitória fez a equipe do técnico Fábio Carille arrancar para o título paulista, com vitória contra a Ponte Preta na final. O Corinthians manteve o fôlego e arrancou para ser campeão brasileiro depois de anotar 47 pontos em 57 possíveis no primeiro turno.

Na segunda metade do campeonato, depois de uma fase instável, os corintianos conseguiram confirmar o título após uma vitória por 3 a 1 sobre o Fluminense.

O Corinthians soma 11 pontos no Paulistão a duas rodadas do fim da primeira fase. A equipe está a cinco pontos do Guarani, segundo colocado do Grupo D, e a três pontos do primeiro time da zona do rebaixamento. Já o Palmeiras tem 19 pontos, mesmo número do Santo André, no Grupo B. O time do ABC fica à frente por ter mais vitórias.