PUBLICIDADE
Topo

Grêmio vai fazer novo teste em positivados para Covid-19 antes do Gre-Nal

Wesley Santos/Drone Service Brasil/ Divulgação
Imagem: Wesley Santos/Drone Service Brasil/ Divulgação

Jeremias Wernek

Do UOL, em Porto Alegre

14/07/2020 04h00

Classificação e Jogos

Os dois jogadores do Grêmio que testaram positivo para Covid-19 devem desfalcar o elenco no Gre-Nal 425, marcado para 23 de julho — e que pode ser antecipado em um dia. A ausência ainda está na condicional em virtude de parte do protocolo do clube, que vai fazer novo teste e apontar em que estágio da doença estão os atletas.

O clube gaúcho não divulgou os nomes dos jogadores que testaram positivo. Ambos estão em quarentena, mas o tempo de isolamento vai depender do resultado do novo teste. Os jogadores positivados para Covid-19 estavam assintomáticos e tiveram traços do vírus detectados no organismo em exame de imunofluorescência.

Hoje, a dupla vai encarar o teste RT-PCR. Com a nova amostragem, o departamento médico do Grêmio vai ser capaz de apontar com maior precisão em que momento do período de incubação do vírus estão os atletas. Com isso, é possível que o período de isolamento seja inferior ao de 14 dias.

Todos no Grêmio realizam o teste RT-PCR após o primeiro resultado positivo, de acordo com as regras adotadas durante a pandemia. Uma forma adicional de identificar o ponto de soroconversão".

O termo 'soroconversão' se refere ao momento em que uma pessoa tem anticorpos suficientes a uma doença para ser detectado em exames. Com a nova testagem vai ser possível saber com maior exatidão se o vírus está ativo ou já foi superado e deixou apenas rastros.

O Grêmio visita o Internacional em clássico válido pela quarta rodada do segundo turno do Gauchão. O terceiro Gre-Nal de 2020 será disputado no estádio Beira-Rio, sem público e com número reduzido de pessoas no gramado e serviços básicos para realização da partida.

Futebol