Topo

Grêmio e Inter duelam nos bastidores e esquentam Gre-Nal em meio à pandemia

Campeonato Gaúcho voltará ainda em julho com rodada de clássicos. Gre-Nal no Beira-Rio é um deles - Pedro H. Tesch/AGIF
Campeonato Gaúcho voltará ainda em julho com rodada de clássicos. Gre-Nal no Beira-Rio é um deles Imagem: Pedro H. Tesch/AGIF

Jeremias Wernek

Do UOL, em Porto Alegre

11/07/2020 04h00

Grêmio e Internacional duelaram nos bastidores de retorno do Campeonato Gaúcho, confirmado para 23 de julho — com chance de o Gre-Nal ser antecipado em um dia a pedido da TV. A disputa fora de campo teve sugestão de adiamento do clássico por parte gremista e defesa de final em jogo único, do lado colorado. No fim, nenhuma proposta foi adiante. Mas as tentativas esquentam a preparação para o terceiro duelo entre os rivais na temporada.

A videoconferência entre FGF (Federação Gaúcha de Futebol) e demais clubes do Gauchão, na sexta-feira, foi palco da disputa política.

O Grêmio sugeriu mudar a ordem das rodadas, adiando o Gre-Nal sob argumento de que os times estão há quatro meses sem atuar e o ritmo será afetado. Ainda de acordo com a leitura gremista, o clássico na última rodada da fase de classificação do returno teria maior atrativo por definir confrontos no mata-mata.

Para o Internacional, a ausência de Renato Gaúcho em Porto Alegre tem influência na ideia gremista. O treinador permaneceu no Rio de Janeiro por ter sido enquadrado no grupo de risco, em decorrência de recentes cirurgias cardíacas. Durante o mesmo período, Eduardo Coudet acompanhou os trabalhos do grupo colorado em Porto Alegre. O Grêmio nega.

A ideia não foi abraçada pelos demais clubes e a tabela original mantida. O argumento foi o equilíbrio de preparação entre os times. Grêmio e Internacional realizam treinos físicos desde o início de maio. Brasil de Pelotas e Pelotas retomaram treinamentos em conjunto e o mesmo ocorre em Caxias do Sul, com Caxias e Juventude.

Remarcar os clássicos, da quarta para a sexta rodada, geraria jogos de equipes com trabalhos contra elencos que ainda não voltaram ou estão na arrancada da preparação. No caso do Inter, o adiamento do Gre-Nal colocaria o time de Eduardo Coudet contra o Aimoré. Na agenda do Grêmio, a equipe de Renato Gaúcho enfrentaria o Ypiranga-RS.

Por outro lado, o Internacional defendeu mudança no regulamento para eventual final em jogo único. O tema foi proposto pela FGF, também não teve acolhida e acabou descartado.

Na visão gremista, a ideia colorada era ficar de olho na classificação geral para ter o mando de campo de uma possível decisão com o Caxias. Hoje, o Inter é o primeiro colocado na tabela agregada dos turnos. Com a alteração, receberia em um Beira-Rio vazio a finalíssima. A cúpula vermelha nega.

O Gre-Nal 425 será o terceiro da atual temporada. No primeiro encontro, o Grêmio venceu o Inter nno estádio Beira-Rio por 1 a 0 - gol de Diego Souza. Na Copa Libertadores, os rivais empataram sem gols no último jogo do torneio com público.