Topo

Golaços e muita habilidade: no aniversário de Zidane reveja seus lances

Zinedine Zidane despontou como estrela mundial com a camisa da Juventus, no fim da década de 90 - Reprodução
Zinedine Zidane despontou como estrela mundial com a camisa da Juventus, no fim da década de 90 Imagem: Reprodução

Do UOL, em São Paulo

23/06/2020 04h00

No dia 23 de junho de 1972, nasceu em Marselha na França, o ex- jogador e técnico Zinédine Zidane. Eleito o Melhor do Mundo da Fifa três vezes, o jogador brilhou pelos times que passou, marcando a história do futebol mundial. Com 13 títulos conquistados com as camisas que vestiu, Zidane se tornou ídolo, além de estar na elite dos técnicos atualmente. Em seu 48° aniversário, o UOL Esporte reconta um pouco de sua história.

Cannes

Zidane começou sua trajetória nas equipes de base jogando pelos clubes San-Henri, Septèmê-les-Vallons e Cannes, sendo promovido à equipe profissional em 1988. Pelo clube francês foram 71 partidas e seis gols em quatro anos.

Bordeaux

A habilidade do meio-campista começou a despertar muito interesse de grandes europeus. Em 1992, Zidane foi anunciado no Bordeaux, time onde jogou até 1996. Pelo clube foram 152 partidas, 34 gols e 11 assistências, tendo ganhado seu primeiro título da Copa Intertoto da Uefa, extinta atualmente.

Juventus

Em 1996, Zidane foi anunciado no time italiano Juventus, onde se tornou ídolo, tendo conquistado seis títulos, entre eles, duas vezes o Campeonato Italiano, uma vez a Supercopa da Itália, uma vez a Supercopa da Uefa, uma vez a Copa Intercontinental e uma vez a Copa Intertoto da Uefa.

Ao todo, Zidane fez 212 jogos, 31 gols e 36 assistências pelo clube italiano, além de ter se consagrado Melhor do Mundo da Fifa duas vezes enquanto jogava pela Juventus, em 1998 e 2000, vivendo o auge de sua carreira.

Real Madrid

Por 77 milhões de euros, o francês foi vendido para o Real Madrid em 2001, se tornando a compra mais cara da época. Pelo time espanhol, o meio-campista viveu grandes momentos, atingindo também o auge de sua trajetória.

Foram 227 jogos, 49 gols e 68 assistências, conquistando seis títulos, entre eles, uma vez a Copa Intercontinental, uma vez o Campeonato Espanhol, uma vez a Supercopa da Espanha, uma vez a Supercopa da Uefa e uma vez a Liga dos Campeões, chegando ao topo do título continental mais cobiçado. Além de ter ganhado o prêmio de Melhor do Mundo pela terceira vez em 2003.

Seleção Francesa

Pela seleção, Zizou foi considerado um dos grandes jogadores que defendeu a camisa de seu país. Foram 108 jogos, 31 gols e 30 assistências, sendo campeão da Copa do Mundo de 1998 e da Eurocopa de 2000.

Carreira como técnico

Em 2006, Zidane se aposentou dos gramados como jogador e retornou como técnico em 2013. Ele iniciou sua carreira como auxiliar no Real Madrid, e, em 2014, se tornou técnico do Real Madrid Castilla, comandando o time B até 2016.

Após a experiência, o francês foi promovido a equipe principal do Real Madrid. No comando do clube, venceu três vezes o Mundial de Clubes da Fifa, três vezes a Champions League, duas vezes a Supercopa da Uefa, uma vez o Campeonato Espanhol e duas vezes a Supercopa da Espanha, entrando no hall dos melhores técnicos do futebol mundial atualmente.