Topo

Dadá Maravilha é o entrevistado de "Os Canalhas" nesta terça; veja ao vivo

Samerson Gonçalves/UOL
Imagem: Samerson Gonçalves/UOL

Do UOL, em São Paulo

22/06/2020 22h50

Ele fez parte do título da Seleção de 1970, que completou 50 anos no domingo. Teve seu nome envolvido em um dos episódios mais controversos em torno da disputa daquele Mundial. O país convivia com uma Ditadura Militar desde 1964. Afeito acompanhar jogos de futebol em estádios, o então presidente da República, Emílio Garrastazu Médici, explicitou em março daquele ano o desejo de ver Dadá na lista de convocados para o torneio no México.

Técnico do Brasil, João Saldanha rebateu com "o presidente escala o seu ministério e eu escalo a Seleção". Porém, após maus resultados, Saldanha (comunista e filiado ao PCB em plenos "anos de chumbo" e que também vinha tendo atritos com alguns integrantes da comissão técnica brasileira) foi demitido e substituído por Zagallo. O novo comandante seguiu a preparação rumo ao Mundial tendo Dadá entre os seus escolhidos.

Na última semana, entrevistado por Os Canalhas, Edú Coimbra, disse que estava em melhor condições técnicas que Dadá e poderia ter sido convocado, não fosse a posição ideológica da família, sobretudo do irmão Nando, contrário ao regime de Médici.

Esta é apenas uma das vertentes de Dadá. Ele é o quarto maior artilheiro futebol brasileiro com 926 gols, atrás apenas de Romário, Pelé e Arthur Friedenreich. Também é dono de frases "poéticas", como: "Não venha com a problemática que eu dou a solucionática", "Me diz o nome de três coisas que param no ar: beija-flor, helicóptero e Dadá Maravilha", "Isso é mamão com açúcar" ou ainda "Não existe gol feio. Feio é não fazer gol.".

Dadá Maravilha promete surpreender ainda mais nesta terça-feira, às 14 horas (de Brasília), ao vivo, no UOL, em entrevista a'Os Canalhas Rodrigo Viana e João Carlos Albuquerque.

Os Canalhas: Quando e onde?

O programa Os Canalhas vai ao ar toda semana em duas edições semanais, na terça-feira, às 14h, e na quinta-feira, às 18h, em transmissão ao vivo, ou gravado, disponível na home do UOL ou nos perfis do UOL Esporte no Youtube, no Facebook e Twitter, com os jornalistas João Carlos Albuquerque e Rodrigo Viana entrevistando personalidades importantes do esporte brasileiro. Inscreva-se no canal Os Canalhas no Youtube para conferir mais de João Carlos Albuquerque e Rodrigo Viana.