Topo

Baiano diz que caso Grafite x Desábato colaborou em saída do Boca Juniors

Lateral Baiano, quando foi apresentado ao Boca Juniors - REUTERS/Enrique Marcarian
Lateral Baiano, quando foi apresentado ao Boca Juniors Imagem: REUTERS/Enrique Marcarian

Do UOL, em São Paulo

01/06/2020 09h39

O ex-lateral direito Baiano relembrou a sua passagem e saída do Boca Juniors em entrevista ao programa "Mundo Boca Radio" no último sábado. Segundo ele, o caso envolvendo o argentino Desábato e o brasileiro Grafite acabou levando à sua saída do clube argentino em 2005.

"Aquela situação entre Desábato e Grafite me prejudicou. Foi um mês muito complicado para mim, porque me chamavam de todos os lados para falar sobre este assunto, da Argentina e do Brasil, só para falar isso. Um dia, havia jornalistas do mundo inteiro na sala de imprensa", lembrou o ex-lateral, que também atuou por Palmeiras, Santos, Atlético-MG e Vasco.

O caso relembrado por Baiano aconteceu durante uma partida válida pela Libertadores entre São Paulo e Quilmes. Grafite, atacante do time brasileiro, acusou o zagueiro Desábato de racismo. O argentino passou uma noite detido na capital paulista antes de ser liberado para voltar ao seu país.

O ex-jogador lembrou também que teve que pagar para deixar o clube argentino, onde ficou menos de um semestre. "Quando eu entrava nos jogos, as pessoas viam o Grafite ali. Tive que pôr dinheiro para deixar o clube. Os dirigentes não queriam que eu saísse, mas a situação me sufocava, estava muito nervoso, por isso pedi para ir", acrescentou.

"Os rivais usavam essa situação para me tirar da partida, nessa hora meus companheiros me apoiavam, mas eu não estava bem da cabeça para suportar esse momento, os adversários me diziam coisas agressivas por uma situação que não era minha", completou.

Apesar da saída conturbada, Baiano diz que "jogar no Boca foi um sonho" e ainda falou da emoção de jogar na Bombonera.

"Joguei no Morumbi, no Bernabéu, no Camp Nou, mas nenhum se compara à Bombonera. É única. Aconselho qualquer jogador brasileiro a ir para o Boca, sem dúvida. Hoje me arrependo de ter ido embora, de não ter suportado aquela situação", disse o ex-jogador.