Topo

Filho de Felipe Melo, Vina e Guga avançam rumo às quartas do "Todos por Um"

Do UOL, em São Paulo

14/05/2020 12h20

O desafio "Todos por Um" definiu hoje quais serão os duelos da fase de quartas de final. Davi Melo, filho do volante e zagueiro Felipe Melo, do Palmeiras, Vina, do Ceará, e Guga, do Atlético-MG, venceram os três últimos confrontos das oitavas e garantiram a continuidade na competição.

Davi Melo venceu Andressa, da seleção brasileira feminina de futebol. Vina superou Pablo, do São Paulo, e Guga venceu Ferrão, do Barcelona e melhor jogador do mundo de futsal, no último jogo da fase. Agora, os oito vencedores se enfrentam a partir de amanhã (15) por vagas nas semifinais.

Renê, do Flamengo, vai enfrentar Grummy, do polo aquático. Guga vai enfrentar o nadador Guilherme Costa. Everton Ribeiro, do Flamengo, faz um clássico com Gabriel, do Corinthians. E Davi Melo vai encarar Vina.

O torneio de videogame que reúne boleiros e estrelas do esporte está sendo transmitido pelo UOL desde segunda-feira (11) e vai até o próximo domingo (17). A competição é beneficente e tem como objetivo arrecadar fundos para o combate à pandemia do novo coronavírus. As doações feitas serão dobradas pelo PicPay.

O desafio é disputado em mata-mata, com cada partida tendo 15 minutos de duração. Em caso de empate, a definição vai para os pênaltis. Todo o campeonato é realizado no simulador de futebol eFootball PES 2020.

Andressa 0 x 1 Davi Melo

A jogadora da seleção brasileira feminina de futebol escolheu o Flamengo para disputar o desafio. Davi Melo fez jus ao pai e foi de Palmeiras. Felipe Melo ficou ao lado do filho durante a partida, quase como um treinador.

O jogo começou bastante movimentado. Davi teve a chance de abrir o placar logo nos primeiros lances com uma falta que foi na trave. Logo depois, Andressa devolveu o susto com uma finalização usando Everton Ribeiro, que terminou em defesa do goleiro alviverde.

Apesar das oportunidades, a primeira etapa terminou empatada em 0 a 0. Com a chance da disputa nos pênaltis, Andressa já se antecipou. "Eu não sei bater pênalti, não, sei na vida real, no PES, não". Felipe Melo aproveitou e disse que o filho não havia treinado para as cobranças também.

E o gol da classificação saiu nos minutos finais do jogo. Com o personagem de Lucas Lima, Davi Melo abriu o placar já no minuto virtual 89 da partida com um chute de fora da área que ainda bateu na trave antes de entrar. Não houve tempo para reação, e a dupla alviverde passou de fase.

"O Lucas Lima é um dos maiores profissionais que eu tive a honra de trabalhar. Ele já fez uns gols bonitos, de sem pulo, e tem muita qualidade, não à toa chegou na seleção brasileira", disse Felipe Melo, ao comentar o jogador virtual usado pelo filho para ganhar a partida. "Ele mereceu", disse Andressa.

Davi se tornou o primeiro competidor a vencer um participante do desafio que usava o Flamengo no game. Até então, três deles tinham se classificado para as quartas de final jogando com o rubro-negro: Renê e Everton Ribeiro, jogadores do próprio clube, e o nadador Guilherme Costa, torcedor flamenguista.

Vina 2 x 1 Pablo

Para o segundo duelo do dia, cada jogador escolheu seu próprio time na vida real. Vina foi de Ceará, Pablo mandou o São Paulo para o gramado virtual do Morumbi, estádio presente nesta edição do PES.

E, logo no primeiro lance da partida, o time tricolor abriu o placar justamente com o Pablo virtual. Mas Vina reagiu pouco depois, usando Bergson para empatar o duelo. Depois dos "gols-relâmpagos", o duelo ficou mais truncado até o fim da primeira etapa, indo para o intervalo com 1 a 1 no placar.

Logo no começo do segundo tempo, Vina arriscou um chute de fora da área e conseguiu a virada, outra vez com Bergson. O momento gerou zoeira na transmissão, já que o humorista Rogério Morgado, que atuou como comentarista, justamente elogiava o rendimento de Pablo no instante do gol. O jogador cearense não perdoou. "Tá onde o Pablo?", brincou.

Na reta final, Pablo perdeu boa chance de empatar, e acabou ainda levando um susto no último lance, quando Vina quase ampliou a vantagem. E ficou nisso mesmo. O Ceará venceu o São Paulo de virada por 2 a 1, garantindo Vina na próxima fase do desafio.

"Já estamos nos adaptando ao estilo do 'Gordiola', o Guto chegou aí e já está dando resultado", brincou Vina, em referência ao técnico Guto Ferreira, que chegou recentemente ao time cearense. "Jogamos fora de casa, pressão da torcida, com apito amigo, jogamos fechadinhos, três zagueiros, Bergson numa manhã feliz, e pude sair com o resultado positivo", disse o vencedor.

"O juiz foi amigo dele. Ele reclamou tanto que o videogame escutou", devolveu Pablo. "Brincadeiras à parte, foi muito legal ter participado. A ação 'Todos por Um' vai ajudar muita gente, tem muita gente passando fome, necessidade. E se a gente não pode dar alegria dentro do campo, de alguma forma a gente tem que fazer", disse o atacante tricolor, que não perdeu a chance dar outra cutucada em Vina. "Apesar dessa forma ridícula que ele jogou, só no contra-ataque".

Guga 1 x 0 Ferrão

O último duelo das oitavas de final foi realizado hoje após problemas técnicos que o adiaram na data original, terça-feira (12). Guga, do Atlético-MG, encarou Ferrão, que joga pelo Barcelona no futsal espanhol e atualmente é o melhor jogador do mundo na modalidade.

Na escolha dos times, Ferrão foi de Barcelona, seu clube nas quadras de futsal. Mas Guga não escolheu o Galo. Ele foi de Real Madrid. "Eu gosto de clássico, joguei essa pressão pra cima dele", justificou o atleticano. "Eu até achei que ele iria com o Atlético-MG para me enfrentar, porque o nível dele é alto, mas não quis", disse Ferrão.

Apesar da força dos times envolvidos no game, o duelo começou mais truncado. No final da primeira etapa, Guga teve a chance de abrir o placar em uma cabeçada que passou perto da trave.

"O jogo tá muito truncado, muito disputado, eu tive algumas chances, podia ter feito 1 a 0, mas vamos ver no segundo tempo", disse Guga. "É como o famoso ditado, eu estou cozinhando o galo. Levando mais para o final do jogo e arriscar o contra-ataque", devolveu Ferrão.

No começo do segundo tempo, usando Benzema em um lance que deixou o atacante sozinho na frente do goleiro, Guga abriu o placar para o Real Madrid. O jogador atleticano seguiu com o domínio da partida na etapa final. Ferrão apostava mais nos contra-ataques, como tinha avisado no intervalo, mas a defesa de Guga funcionava bem nesses momentos. O placar terminou em 1 a 0.

"Jogo de futebol tem que ser assim, não pode recuar, tive mais chances ainda ali de aumentar o placar, mas consegui a vitória que é o que eu queria e está ótimo", disse Guga após o duelo vencido. "Valeu pela participação, por ter brincado, agora eu vou treinar para pegar o Guga em outro confronto", desafiou Ferrão.

O desafio

O "Todos Por Um" tem como objetivo ajudar o combate à pandemia do novo coronavírus. A competição pode ser assistida na home page do UOL e nas páginas do UOL Esporte no Facebook e no YouTube. O torneio tem 16 participantes e está sendo disputado em formato mata-mata.

Falcão, ídolo do futsal brasileiro, é embaixador do torneio e tem apoio da organização G10 das Favelas. Em isolamento social, estrelas do mundo do esporte entrarão em ação em um de seus hobbies prediletos para ajudar quem precisa.

Os esportistas se enfrentarão em um campeonato do jogo PES, que simula partidas de futebol, e incentivarão os espectadores a realizarem doações a comunidades carentes que sofrem com as consequências da covid-19. Todo valor arrecadado será dobrado pelo PicPay.

Confira a tabela de jogos

11/05, 11h: Cristiane 1 x 5 Renê
11/05, 11h30: Wallace 0 (1) x 0 (2) Grummy
12/05, 12h: Matheus Henrique 1 x 2 Guilherme Costa
13/05, 11h30: Gabriel 0 (3) x 0 (1) Osvaldo
13/05, 12h: Everton Ribeiro 2 x 0 Nenê
14/05, 11h: Andressa 0 x 1 Davi Melo
14/05, 11h30: Vina 2 x 1 Pablo
14/05, 12h: Ferrão 0 x 1 Guga

Duelos das quartas de final

Renê x Grummy
Guga x Guilherme Costa
Everton Ribeiro x Gabriel
Davi Melo x Vina