Topo

Gauchão tem sugestão de jogos em CT de Grêmio e Inter ou 'cidades-sede'

Presidente do Inter sugere partidas em gramados do CT Parque Gigante (foto) e CT do Grêmio - Marinho Saldanha/UOL
Presidente do Inter sugere partidas em gramados do CT Parque Gigante (foto) e CT do Grêmio Imagem: Marinho Saldanha/UOL

Jeremias Wernek

Do UOL, em Porto Alegre

09/05/2020 04h00

O Campeonato Gaúcho não tem previsão de retorno dos jogos, mesmo após retomada de treinos por parte de Grêmio e Internacional e reunião da FGF (Federação Gaúcha de Futebol) com o governo do Rio Grande do Sul. Mas, nos últimos dias, diferentes clubes apresentaram sugestões para voltar a disputar partidas — quando houver liberação de autoridades sanitárias.

Com menos de 100 mortes por Covid-19, o Rio Grande do Sul se preocupa com a recente queda das temperaturas, problema crônico na rede hospitalar com doenças respiratórias crônicas e possível ápice de contágio do novo coronavírus.

Por outro lado, os 12 clubes que disputam o Gauchão entendem ser vital a retomada do campeonato para recebimento de receitas. Grêmio e Inter lideraram o movimento, mas nos últimos dias reduziram a mobilização nos bastidores.

Na mais recente videoconferência entre clubes e FGF, foi apresentada sugestão para jogos em sede única. A diretoria da federação enfraqueceu a ideia pelos custos, mas passou a ouvir novas propostas de dirigentes nos dias seguintes.

Uma sugestão que ganhou adeptos foi a de eleger cidades para sediar jogos. Além de Porto Alegre, pelo número de estádios e estrutura, algum município da região da Serra Gaúcha.

"É uma alternativa que pode se construir. Uma sugestão que dei para concluir o campeonato o mais breve possível seria trazer duas equipes para região da Serra e duas equipes para região de Porto Alegre. Com liberação de treinos e possivelmente liberação de jogos com portões fechados, as partidas poderiam ser disputadas nessas cidades", contou Paulo Cesar Santos, presidente do Caxias.

Marcelo Medeiros, presidente do Internacional, contou à GaúchaZH outra sugestão. O dirigente colorado defende a realização de partidas nos gramados de CT's do Inter e do Grêmio. Com acesso limitado de imprensa para cobertura das partidas.

O Campeonato Gaúcho de 2020 tem 12 times divididos em oito cidades. O cenário mais grave é em Porto Alegre, mas municípios como Erechim, Ijuí e Pelotas preocupam pela proximidade com regiões em situação de emergência.

Um problema comum a todas as sugestões, até agora, é a obrigatoriedade de partidas simultâneas na última rodada da fase de classificação. Os jogos definem avanço ao mata-mata e rebaixamento.