Topo

Sigilosa, reunião de técnicos aborda futebol europeu e futuro pós-pandemia

Treinadores do futebol brasileiro se reuniram na última quarta-feira (15) para discutir o futebol nacional - Divulgação
Treinadores do futebol brasileiro se reuniram na última quarta-feira (15) para discutir o futebol nacional Imagem: Divulgação

Thiago Fernandes

Do UOL, em Belo Horizonte

21/04/2020 04h00

Resumo da notícia

  • Treinadores fizeram, na última quarta (15), uma videoconferência com 77 profissionais a fim de debater o futebol nacional e ideias vindas do exterior
  • A formação utilizada pela Lazio, da Itália, foi um dos assuntos abordados na conversa, que falou também sobre possíveis calendários no Brasil
  • Além de treinadores, membros de comissão técnica também participaram da reunião. A ideia é ter novos encontros enquanto houver a paralisação

Treinadores brasileiros fizeram, na última quarta-feira (15), uma videoconferência com 77 profissionais da área a fim de debater o futebol nacional e as ideias vindas do exterior. Temas como táticas de times europeus e o futuro do calendário brasileiro após a pandemia do novo coronavírus foram discutidos no encontro.

A formação utilizada pela Lazio, da Itália, foi um dos assuntos abordados na conversa. Os participantes preferiram não se manifestar, mas havia técnicos com passagens por gigantes do Brasil, como Botafogo, Santos, Corinthians e outros. Um deles confirma a realização do encontro, porém, pede para manter a identidade em sigilo.

"Os treinadores falam que não era assim, mas fizemos uma live naquele programa, o Zoom, em que fizemos um debate com 77 treinadores, cada um falando de um case de sucesso ou não. Um desses treinadores me passou o material da Lazio que teve na Itália. A gente troca informações, se fala", disse ao UOL Esporte.

"Não teve só treinadores, teve preparadores físicos, profissionais que atuam na base. Prefiro não dar mais detalhes, porque é uma coisa nossa. A gente não divulgou nada. O que posso falar é isso que já te falei", acrescentou.

Além de treinadores do futebol brasileiro, membros de comissão técnica também participaram do encontro virtual. A intenção é fazer novas reuniões deste tipo enquanto houver a paralisação do esporte por causa da pandemia da Covid-19. Afinal, um dos temas debatidos é o futuro do esporte no país e possíveis formatos do Brasileirão 2020.

A reportagem consultou outras fontes que participaram da reunião, e a maioria preferiu não se manifestar. A videoconferência não foi iniciativa de uma entidade específica e surgiu como ideia dos próprios treinadores.