Topo

OPINIÃO

Brasil não marca gol de falta 'pra valer' há 6 anos. O que acontece?

David Luiz cobra falta com perfeição para marcar gol do Brasil contra a Colômbia, na Copa de 2014 - Buda Mendes/Getty Images
David Luiz cobra falta com perfeição para marcar gol do Brasil contra a Colômbia, na Copa de 2014 Imagem: Buda Mendes/Getty Images

Do UOL, em Santos (SP)

14/04/2020 04h00

Resumo da notícia

  • Seleção não faz gol de falta em competições desde julho de 2014, na Copa
  • O que acontece? Falta qualidade aos jogadores? Eles treinam menos?
  • Mauro Cezar: "Não há grandes batedores de falta hoje na seleção"
  • "Menos treino, menos efetividade", analisa Renato Maurício Prado
  • André Rocha: "Não dá mais para ficar treinando 100 cobranças"

É bem verdade que não faz muito tempo que a seleção brasileira marcou um gol em cobrança de falta. Em amistoso realizado em novembro do ano passado, há cerca de cinco meses, Philippe Coutinho acertou o ângulo do gol sul-coreano e acabou com um longo jejum do time principal do Brasil em tentos provindos de tiros livres diretos. O último, até então, havia sido em outro amistoso, contra a Colômbia, em setembro de 2014, marcado por Neymar.

Mas e se deixarmos de lado os amistosos e levarmos em conta apenas os 'jogos que valem mesmo'? Você se lembra qual o último gol de falta da seleção brasileira marcado em competições oficiais? Faz tempo... Quase seis anos!

O autor foi David Luiz. Com um chute de longa distância, o zagueiro venceu o goleiro Ospina e fez o segundo gol brasileiro na vitória por 2 a 1 sobre a Colômbia, pelas quartas de final da Copa do Mundo de 2014, em 4 de julho. O resultado colocou o Brasil frente a frente com a Alemanha em um dos jogos mais históricos da seleção.

Desde então, o Brasil foi a campo 38 vezes em competições oficiais (Copa América, Copa do Mundo e Eliminatórias à Copa) e não balançou mais as redes através de cobranças de falta diretas.

Mas qual será o motivo para tamanha escassez nos gols de falta? Falta qualidade aos cobradores? Os goleiros melhoraram? Os jogadores treinam menos? Convocamos os blogueiros do UOL Esporte a responderem essa pergunta. Confira:

ANDRÉ ROCHA

Os goleiros evoluíram muito e, agora, pela intensidade de treinos e jogos, não dá para ficar treinando cem cobranças.

Leia o blog do André Rocha.

ANDREI KAMPFF

Não existe uma única explicação. Mas acredito que qualquer resposta passe pelo tempo dedicado nos treinos. É raro encontrar atleta que fique 30 minutos, até uma hora depois do treino aperfeiçoando esse fundamento como se via anteriormente.

Leia o blog Lei em Campo.

BENJA

O que falta é treinamento, e treinamento é repetição. Ninguém mais fica no treino cobrando faltas e se aperfeiçoando. Infelizmente isso virou coisa do passado.

Leia o blog do Benja.

JUCA KFOURI

Que os goleiros melhoraram é óbvio e que faltam grandes cobradores no Brasil também. Tanto que Lionel Messi segue fazendo gols de falta a granel.

Leia o blog do Juca.

MARCEL RIZZO

O sumiço dos gols de falta da seleção espelha o futebol em geral. Houve nos últimos anos o desparecimento de cobradores eficientes no Brasil e acho que no mundo. O motivo? Acho que está se treinando menos. Os técnicos querem posse de bola, posse de bola e posse de bola, e uma maneira eficaz de se chegar ao gol está sendo colocada em segundo plano. Por exemplo: não existem mais zagueiros que cobrem falta como antigamente, com força. Sumiram.

Leia o blog do Marcel Rizzo.

MAURO CEZAR

Não há grandes batedores de falta hoje na seleção.

Leia o blog do Mauro Cezar.

MENON

Falta qualidade aos cobradores. O motivo principal é a falta de treinamento na base. Os jogadores jovens precisam receber aulas de fundamentos. Ninguém nasce sabendo cobrar faltas...

Leia o blog do Menon.

MILTON NEVES

É só uma coincidência, mas falta mesmo é competência. Jogadores armandinhos que preferem mais passar do que ousar. Carreiristas e medianos, morrem de medo de errar. Menos o Neymar, que pode ser mala, mas é um atrevido destemido.

Leia o blog do Milton Neves.

PERRONE

Um pouco de cada coisa. Há menos jogadores com muita habilidade, acredito que se treina menos cobrança de faltas hoje em dia e os goleiros evoluíram.

Leia o blog do Perrone.

RENATO MAURÍCIO PRADO

Os fisioterapeutas e preparadores físicos dos dias de hoje desaconselham os treinamentos de bola parada após o final dos treinos normais. Alegam que a musculatura já está desgastada e isso pode provocar contusões. Ninguém mais faz como Zico e Rogério Ceni, que passavam um tempão sozinhos, exercitando os tiros livres, com uma barreira móvel e uma camisa no ângulo. Menos treino, menos efetividade. Em relação aos goleiros, sim. Eles são cada vez maiores e melhores. Certamente ficou mais difícil.

Leia o blog do Renato Maurício Prado.

RODRIGO MATTOS

Há um conjunto de fatores. Os jogadores mais habilidosos do Brasil não se dedicam tanto a cobranças de falta quanto antes, sendo o único bom cobrador de falta Neymar. Em outro aspecto, os goleiros no mundo melhoraram bastante e tem sido cada vez mais difícil fazer gols de falta no futebol. Para isso, é necessário algum treinamento para iludir os goleiros e desviar sua atenção.

Leia o blog do Rodrigo Mattos.