Topo

Para Thiago Mendes, rivais pegam pesado com Neymar: "Se não, deita e rola"

Neymar disputa a bola com Thiago Mendes no confronto Lyon x PSG - Emmanuel Foudrot/Reuters
Neymar disputa a bola com Thiago Mendes no confronto Lyon x PSG Imagem: Emmanuel Foudrot/Reuters

Beatriz Cesarini e José Eduardo Martins

Do UOL, em São Paulo

04/04/2020 04h00

Prestes a completar três anos na França, Thiago Mendes vem se destacando cada vez mais com o time do Lyon. O atleta está confinado no país europeu por causa da pandemia do novo coronavírus e aguarda ansiosamente o retorno do futebol. Em conversa com UOL Esporte, ele falou sobre outros temas e admitiu que os defensores são mais duros com Neymar, mas têm um bom motivo para isso.

"Pegam mais pesado mesmo, mas faz sentido porque, se deixar, ele deita e rola. Neymar é um grande jogador e sempre chama a atenção de qualquer zagueiro. Quando jogamos diante dele, além de não deixar ele ter uma boa atuação contra seu time, é hora de mostrar seu valor como defensor também", destacou o volante ex-São Paulo.

Thiago começou sua caminhada na Europa em 2017, com o Lille, e se encaixou rapidamente ao estilo de jogo do futebol francês. De acordo com o volante, a combinação de técnica e força física o auxiliaram a cair nas graças da comissão técnica e dos torcedores, tanto de sua primeira equipe quanto do Lyon, equipe que defende desde o ano passado.

"Teve um pouco de tudo. Eles gostam do estilo que tenho, de sair jogando com a cabeça erguida, de bons passes, mas também adoram quem mostra esse vigor físico. Acho que teve um equilíbrio... O Campeonato Francês é uma liga de jogo pesado, mas não violento", ponderou o jogador.

O responsável por tirar Thiago Mendes do São Paulo há três anos foi o técnico Marcelo Bielsa. O volante deixou a equipe tricolor por cerca de R$ 34 milhões para atuar no Lille. Mesmo com pouco tempo de convivência, o jogador exaltou as qualidades do comandante argentino e o comparou a Rogério Ceni, com quem trabalhou antes de deixar o Brasil.

"É um treinador vitorioso que almeja sempre a vitória e o bom futebol. Avalio ele como um cara audacioso", disse Thiago. "Os treinos de Ceni e Bielsa são diferentes, mas bem intensos. Eles buscam isso a todo momento", acrescentou.

Agora, Thiago espera o retorno ao futebol. Em isolamento social, o volante está realizando atividades físicas dentro de casa, assim como a maioria dos outros atletas. Manter a forma em meio à crise mundial causada pelo coronavírus é o novo desafio dos esportistas.

"A gente tem trabalhado bastante dentro de casa, fazendo exercícios, seguindo tudo aquilo que o clube nos indicou para fazer. É um momento complicado, mas é tudo para o bem da sociedade", destacou.