Topo

OPINIÃO

Posse de Bola #25: Os efeitos do coronavírus no futebol brasileiro

Do UOL, em São Paulo

23/03/2020 11h27

No episódio #25 do podcast Posse de Bola, os jornalistas Arnaldo Ribeiro, Eduardo Tironi, Juca Kfouri e Mauro Cezar Pereira analisam as consequências da pandemia do novo coronavírus no futebol brasileiro, com questões como o calendário, times que terão mais dificuldades no retorno das competições devido a questões financeiras, além da influência da interrupção nos trabalhos desenvolvidos pelos técnicos nos clubes.

Para Mauro Cezar Pereira, no momento em que houver o retorno das competições, os clubes mais estruturados e em melhores condições financeiras, como o Flamengo e o Palmeiras, por exemplo, devem superar mais facilmente o período de paralisação do que outros endividados.

"Não tenha dúvida disso, o que vai acontecer na sociedade, vai acontecer no futebol. Quem tem dinheiro para suportar passar por essa tempestade, vai chegar no final dela em condições melhores do que quem está se afogando", afirma Mauro.

O Flamengo que liberou Jorge Jesus para viajar a Portugal e ficar com seus familiares durante a interrupção do futebol pelo covid-19 — depois de precisar passar por três exames para obter o resultado negativo para o vírus —, e que agora espera poder renovar o contrato do treinador, datado para expirar no dia 20 de junho.

Na parte esportiva, a interrupção pode ter sido benéfica para trabalhos que não vinham dando certo, como o de Tiago Nunes no Corinthians, que se mantém no cargo, além do Cruzeiro e do Vasco, que demitiram seus respectivos agora ex-treinadores Adilson Batista e Abel Braga.

"A paralisação tardia, a meu ver, do futebol, foi muito benéfica para todo mundo, para o Corinthians, para o Tiago (Nunes), para a Fiel torcida, porque evitou-se um vexame, estar num grupo com Guarani e Bragantino, eles irem adiante e o Corinthians não. Na mesma situação, ou em situação semelhante, estão o Cruzeiro, que também não estava se classificando no Mineirinho, o Vasco no Carioquinha", afirma Juca Kfouri, que vê o treinador são-paulino Fernando Diniz como o grande prejudicado, opinião da qual Arnaldo Ribeiro discorda.

Este episódio ainda debate as possibilidades de calendário após a paralisação das competições devido à pandemia. É possível a volta do mata-mata? O Campeonato Brasileiro pode ser jogado em um turno só? O calendário brasileiro pode se adaptar ao europeu? Os jornalistas debatem toda essa situação e também se a sequência dos estaduais será possível.

O terceiro bloco também aborda a situação de Ronaldinho Gaúcho, que no último fim de semana completou 40 anos enquanto está preso no Paraguai.

Posse de Bola: Quando e onde ouvir?

A gravação do Posse de Bola está marcada para segundas-feiras às 9h, sempre com transmissão ao vivo pela home do UOL ou nos perfis do UOL Esporte nas redes sociais (YouTube, Facebook e Twitter). A partir de meio-dia, o Posse de Bola estará disponível nos principais agregadores de podcasts.

Você pode ouvir o Posse de Bola em seu tocador favorito, quando quiser e na hora que quiser. O Posse de Bola está disponível no Spotify e na Apple Podcasts, no Google Podcasts e no Castbox . Basta buscar o nome do programa e dar play no episódio desejado. No caso do Posse de Bola, é possível ainda ouvir via página oficial do UOL e YouTube do UOL. Outros podcasts do UOL estão disponíveis em uol.com.br/podcasts.