Topo

Palmeiras

O que será do Paulistão? Em 1932, campeonato parou e teve campeão declarado

Palestra Itália conquistou o tricampeonato paulista em 1932, 1933 e 1934 (foto) - Divulgação/Palmeiras
Palestra Itália conquistou o tricampeonato paulista em 1932, 1933 e 1934 (foto) Imagem: Divulgação/Palmeiras

Diego Salgado

Do UOL, em São Paulo

23/03/2020 04h00

A paralisação do Paulistão criou um impasse que deve se arrastar pelas próximas semanas: haverá datas para que o torneio seja finalizado? A situação não é nova na história de 118 anos do campeonato. Em 1932, diante de uma situação parecida, o campeão foi declarado sem a disputa do segundo turno.

Naquela temporada, o Palestra Itália ficou com a taça do Estadual em meio à Revolução Constitucionalista de 1932, que eclodiu em São Paulo no dia 9 de julho daquele ano. O levante armado contra o presidente Getúlio Vargas durou três meses e suspendeu temporariamente o Paulistão.

A edição de 1932 do estadual paulista teve 12 equipes. O regulamento era simples: o campeão seria conhecido depois de uma disputa de pontos corridos, em dois turnos. Dessa forma, cada time disputaria 22 jogos.

A primeira rodada do torneio aconteceu no dia 1º de maio. O Palestra Itália, por exemplo, venceu o Syrio por 4 a 0. A última rodada antes da pausa se deu em 3 de julho, seis dias antes do início da Revolução. Àquela altura, cada equipe havia disputado sete partidas. O Palestra liderava com 100% de aproveitamento.

O campeonato chegou a ser retomado no começo de novembro. Nas quatro rodadas restantes do primeiro turno, o Palestra manteve o ritmo e emendou mais quatro triunfos. No último duelo, goleou o Santos por 8 a 0.

A Associação Paulista de Esportes Atléticos (APEA), porém, decidiu cancelar o segundo turno diante de um ambiente pós-revolução ainda extremamente conturbado. Dessa forma, o Palestra Itália foi declarado campeão, com 100% de aproveitamento, recorde que perdura até hoje.

A decisão da APEA gerou descontentamento do São Paulo, que estava cinco pontos atrás do Palestra, com 22 pontos ainda em disputa - vale lembrar que a vitória valia dois pontos naquela época.

A edição de 1932 marcou o fim a era amadora do futebol. A partir do ano seguinte, o profissionalismo entrou em vigor no esporte. O Palestra venceu o Estadual de 1933 e se sagrou tricampeão em 1934.

O Paulistão 2020 foi paralisado após o fim da décima rodada. Faltam duas para o término da fase de grupos. O líder geral é o Santo André, que soma 19 pontos, mesmo número do Palmeiras - o time do ABC fica à frente por ter mais vitórias. O regulamento do campeonato prevê jogos únicos nas quartas de final e na semifinal. A decisão terá duas partidas.

Palmeiras