PUBLICIDADE
Topo

Libertadores - 2020


Por coronavírus, Conmebol adia jogos da próxima semana da Libertadores

Norberto DUARTE / AFP
Imagem: Norberto DUARTE / AFP

Do UOL, em São Paulo

12/03/2020 17h05

Classificação e Jogos

Os jogos da próxima semana na Copa Libertadores da América 2020 estão suspensos em decorrência da pandemia do coronavírus. A informação foi comunicada hoje pela Conmebol.

A entidade vinha se mostrando reticente do que fazer em relação à competição, deixando a decisão nas mãos dos governos sul-americanos. Hoje, porém, enviou um comunicado aos clubes informando que estavam suspensas as partidas da rodada entre os dias 15 e 21 de março. Seria uma agenda cheia de jogos, com todos os brasileiros em campo.

A decisão não interfere com os jogos ainda previstos para esta semana: a partida Grêmio x Internacional, hoje, pela segunda rodada do Grupo E, está mantida. O duelo começa às 21h, mesmo horário de Racing x Alianza Lima. Ao contrário do clássico de Porto Alegre, a partida que tem o time argentino como anfitrião será com portões fechados.

A Conmebol comunicou que vai informar posteriormente os ajustes dos calendários das partidas suspensas: "Lamentamos os inconvenientes que esta suspensão pode causar, mas consideramos que neste momento é prioridade salvaguardar a saúde de toda a família do futebol sul-americano".

A decisão da confederação sul-americana ocorre após governos da Argentina e Paraguai decretarem jogos com portões fechados nos campeonatos nacionais. Enquanto isso, Colômbia e Equador tiveram suspensões de suas ligas nacionais por tempo indeterminado.

No Brasil, a CBF não divulgou uma medida de alteração em suas competições. O Campeonato Brasileiro feminino terá um jogo sem presença de público no Distrito Federal neste sábado (14): Minas Icesp x Ponte Preta, em Gama. A restrição se deve a uma iniciativa do governo distrital. As federações do Rio de Janeiro e de São Paulo mantêm, por enquanto, a decisão de ter jogos com público no final de semana pelos Estaduais.

Confira o comunicado da Conmebol na íntegra:

Estimados senhores,

Por meio desta, me dirijo a vocês e por seu intermédio a seus clubes afiliados, que participam da Conmebol Libertadores 2020 para informar o seguinte:

  • A Conmebol, comprometida com a prevenção da covid-19, ante o risco de expansão da mesma, e em salvaguarda de jogadores, corpo técnico, delegados, árbitros, dirigentes, imprensa e torcedores, tomou a decisão de suspender os encontros da Conmebol Libertadores 2020 da semana de 15 a 21 de março de 2020.
  • Nas próximas semanas, serão enviados os ajustes ao calendário da Conmebol Libertadores.
  • Pedimos aos clubes que guardem as devidas diligências a efeito de evitar a propagação do vírus, e realizem os protocolos sugeridos pelas autoridades competentes.

Lamentamos os inconvenientes que esta suspensão possa ocasionar, mas consideramos que, neste momento, é prioridade salvaguardar a saúde de toda a família do futebol sul-americano.

Confira a lista de partidas suspensas:

17 de março
Grupo C: Colo-Colo (CHI) x Peñarol (URU)
Grupo C: Jorge Wilstermann (BOL) x Athletico
Grupo D: São Paulo x River Plate (ARG)
Grupo D: Binacional (PER) x LDU (EQU)
Grupo G: Defensa y Justicia (ARG) x Delfín (EQU)
Grupo G: Santos x Olímpia (PAR)

18 de março
Grupo B: Bolívar (BOL) x Palmeiras
Grupo E: Internacional x América de Cali (COL)
Grupo E: Universidad Católica (CHI) x Grêmio
Grupo F: Racing (ARG) x Nacional (URU)
Grupo F: Estudiantes de Mérida (VEN) x Alianza Lima (PER)
Grupo H: Libertad (PAR) x Boca Juniors (ARG)
Grupo H: Independiente Medellín (COL) x Caracas (VEN)

19 de março
Grupo A: Independiente del Valle (EQU) x Flamengo
Grupo A: Barcelona (EQU) x Junior Barranquilla (COL)
Grupo B: Guaraní (PAR) x Tigre (ARG)