Topo

Palmeiras

Sintético do Allianz recebe 1º grande show, mas ainda sem "teste de fogo"

Divulgação/Allianz Parque
Imagem: Divulgação/Allianz Parque

Arthur Sandes

Do UOL, em São Paulo

01/03/2020 04h00

O Allianz Parque recebe na noite de hoje (1º) seu primeiro show internacional desde a implantação do gramado sintético. A apresentação do Maroon 5 é mais um grande teste do campo artificial, mas a equipe de operação do estádio usado pelo Palmeiras considera que o "teste de fogo" só vai acontecer mesmo no segundo semestre.

"A agenda no segundo semestre é bem mais completa, com Copa do Brasil e Brasileirão, então acaba sendo um pouco mais exaustivo para a operação", explicou o gerente de eventos do Allianz Parque, Mike Willian, em entrevista ao UOL Esporte há algumas semanas. "Começamos aquecendo para ter este teste mais exato no segundo semestre. Será constante; teremos vários testes para aprender."

O período referido é entre 18 de julho e 9 de agosto, quando o Allianz recebe dois shows da cantora pop Taylor Swift e outros dois da turnê de 20 anos dos sertanejos "Amigos" (Chitãozinho & Xororó, Leonardo e Zezé Di Camargo & Luciano). O calendário divulgado pela CBF prevê seis jogos (entre Libertadores, Brasileirão e Copa do Brasil) nas três semanas que separam os shows.

O Allianz Parque terá seis dias para desmontar a estrutura do show do Maroon 5, pois o Palmeiras só volta a jogar em casa no sábado, contra a Ferroviária, pelo Paulistão. É tempo mais do que suficiente, com base na experiência com outros espetáculos.

"O pior cenário é de 48 horas de desmontagem de um palco, como foi com o do Roger Waters [em outubro de 2018], que tinha muita estrutura pré-formatada; mas o padrão é de 24h a 36 horas", diz Mike Willian. No que diz respeito à grama, a promessa é de que o gramado possa estar pronto para jogo em apenas seis horas após a desmontagem.

O Palmeiras estreou a nova grama sintética no último dia 16, na vitória por 3 a 1 sobre o Mirassol, e jogou de novo no estádio na vitória por 1 a 0 sobre o Guarani. Nas palavras do técnico Vanderlei Luxemburgo, o campo artificial "ajudou" o Alviverde a conseguir a virada no primeiro jogo apesar de todo o ajuste necessário em "uma situação totalmente nova". Antes disso, a grama sintética já havia recebido um evento religioso, há três semanas.

A turnê 2020 do Maroon 5 esteve no México e no Chile na última semana, e depois de passar por São Paulo ainda vai a Brasília (nesta terça, 3), Recife (dia 5) e Rio de Janeiro (7) antes de seguir pela América do Sul. Os portões do Allianz Parque serão abertos às 17 horas (de Brasília) de hoje, a banda Melim faz o show de abertura às 19h45 e o Maroon 5 deve subir ao palco às 21h.

Palmeiras