Topo

Internacional

Reforço do Inter encarou Neymar e chegou à seleção sob comando de Coudet

Renzo Saravia chegou à seleção argentina sob comando de Eduardo Coudet, que revê no Inter - Juan MABROMATA / AFP
Renzo Saravia chegou à seleção argentina sob comando de Eduardo Coudet, que revê no Inter Imagem: Juan MABROMATA / AFP

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

29/02/2020 12h00

Após manter a negociação no mais absoluto segredo, o Internacional anunciou, na noite de sexta-feira, a contratação de Renzo Saravia. O lateral chega emprestado pelo Porto, de Portugal, até o fim do ano, com cláusula de compra ao fim do vínculo já estabelecida. O jogador "controlou" Neymar em duelo pela seleção e chegou lá graças a Eduardo Coudet.

O atual treinador do Inter chegou ao Racing na temporada 2017/2018. Encontrou um Saravia longe do que se tornaria em diante. Mesmo que tivesse atuado sob comando de Diego Cocca, não havia empolgado ainda.

Mas tudo mudou a partir da chegada de quem o comandará novamente. Desde que Coudet assumiu o time, ele se tornou um dos destaques. Tanto que recebeu a primeira chance de Lionel Scaloni na seleção argentina ainda em 2018, estreando contra a Guatemala em amistoso.

E em um desses compromissos preparatórios pela equipe de Lionel Messi, em outubro de 2018, Saravia viu pela frente Neymar. O atacante brasileiro atuou aberto pela esquerda, disputando repetidos duelos com o gringo,que é lateral direito. Segundo a imprensa argentina, Saravia venceu a maioria, mas o placar acabou 1 a 0 para o Brasil. Neymar ainda foi responsável pelo cartão amarelo do argentino no jogo, após uma entrada dura ao levar um drible.

"O lateral mostrou ofício e valentia ao encarar o grande craque brasileiro. Renzo Saravia não se encolheu contra o brasileiro, controlou o jogador mais desequilibrante da equipe sem grandes problemas ou temores", relata matéria do jornal Clarín cujo título é "Renzo Saravia: de ser ignorado quando chegou ao Racing, a controlar Neymar".

Além de atingir o ápice para um atleta - defender a seleção de seu país - sob comando de "Chacho", Saravia conquistou o Campeonato Argentino e chamou atenção de clubes da Europa.

Depois de ser pretendido por Inter de Milão, Milan e Benfica, ele foi comprado pelo Porto em junho de 2019. A equipe portuguesa pagou 5,5 milhões de euros (R$ 24,6 milhões pela cotação atual) para contar com ele.

Mas não deu certo. Foram apenas seis partidas por lá, com idas e vindas entre os reservas, afastamento e momentos até fora do banco. Até que Eduardo Coudet pesou em sua carreira novamente.

O treinador do Internacional foi importante na chegada do jogador, entrando em contato com ele para passar o que pretendia no clube. Entre outros interessados e muitos rumores, Saravia optou pelo Colorado.

A direção tratou de firmar os termos em segredo, não deixou que nenhum detalhe do negócio vazasse na imprensa para não atrair outros interessados, e anunciou a chegada de um celebrado reforço, que atende pedido do comando técnico.

Internacional