Topo

Joia brasileira é protagonista, e Neymar segue como dúvida para a Champions

Matheus Cunha - selo Brasileiro da rodada - Arte/UOL
Matheus Cunha - selo Brasileiro da rodada Imagem: Arte/UOL

Do UOL, em São Paulo

17/02/2020 04h00

O fim de semana de brasileiros pelo mundo foi mais apagado que o usual. O grande destaque foi Matheus Cunha. O jovem atacante estreou com a camisa do Hertha Berlim, marcou gol e foi escolhido o melhor jogador do confronto contra o Paderborn, pela 22ª rodada do Campeonato Alemão. Por outro lado, o experiente Thiago Silva não foi bem no empate por 4 a 4 entre PSG e Amiens, pelo Francês.

Na Campeonato Espanhol, o Barcelona venceu o Getafe por 2 a 1, mas os brasileiros não ficaram em evidência, seja por atuações positivas ou negativas. Pelo lado da equipe azul-grená, Arthur entrou como titular mas foi substituído. No time adversário, Deyverson apenas figurou o banco de reservas.

A esperança de um brilho brasileiro ficou por conta do Real Madrid, que contou com Marcelo e Casemiro entre os titulares. O experiente lateral esquerdo até contribuiu com uma assistência para o gol do Toni Kross. No entanto, a equipe merengue ficou no empate em 2 a 2, contra o Celta de Vigo, no Santiago Bernabéu. Vinicius Júnior entrou no decorrer da etapa final, mas também foi pouco efetivo.

Confira a rodada dos brasileiros:

Matheus Cunha estreia com gol em vitória do Hertha Berlim

Matheus Cunha estava inspirado em sua estreia pelo Hertha Berlim. O artilheiro da seleção brasileira no Pré-Olímpico já marcou seu primeiro gol defendendo a camisa do time alemão na vitória por 2 a 1 sobre o Paderborn. O belo desempenho, além do tento, rendeu ao atleta o prêmio de melhor jogador da partida.

"Fico muito feliz em poder estrear com gol e ajudando nossa equipe a vencer. Fui muito bem recebido aqui no Hertha e, mesmo com pouquíssimo tempo de casa, me sinto à vontade. Que possamos seguir o trabalho e colocar a equipe em uma posição melhor", declarou Matheus.

Thiago Silva vai mal em empate do PSG e é substituído

Na tarde de sábado, o Paris Saint-Germain entrou em campo sem Neymar e Mbappé e sofreu para empatar por 4 a 4 com o Amiens. Os adversários do time da capital de Paris surpreenderam e fizeram 3 a 0 logo no primeiro tempo com Sehrou Guirassy, Gaël Kakkuta e Fousseni Diabaté. Nos três tentos, o brasileiro Thiago Silva era o responsável pela marcação.

No intervalo, Thiago Silva deixou o campo para ir ao banco de reservas. O brasileiro Marquinhos entrou para substituir o compatriota.

Neymar volta para a Champions?

O camisa 10 da seleção não joga pelo PSG há quatro jogos, foi desfalque mais uma vez no empate da equipe da capital francesa contra o Amiens. Após o empate em 4 a 4, do último fim de semana, o técnico Thomas Tuchel foi questionado sobre uma possível volta de Neymar para a partida da Liga dos Campeões da Europa, na terça-feira (18), contra o Borussia Dortmund, no Signal Iduna Park, às 17h (de Brasília). O treinador alemão não confirmou o brasileiro no jogo e disse que ele segue em recuperação.

"No momento, não posso dizer nada sobre Neymar. Tivemos uma partida e já estamos falando sobre Neymar. Sentimos que está na cabeça de todos. Na terça-feira, ainda não sei. Amanhã tomaremos uma decisão sobre se ele pode jogar ou não", afirmou em coletiva de imprensa.

Marcelo dá assistência, mas Real só empata

O Real Madrid entrou em campo com a missão de vencer o Celta de Vigo, que ocupava a 17ª colocação e estava na zona de rebaixamento, e manter a distância para o Barcelona de quatro pontos. Porém a equipe só empatou. Com o ponto conquistado, o clube da Galícia conseguiu sair da zona da degola.

O lateral esquerdo Marcelo foi o brasileiro que mais se destacou na partida, já que deu a assistência que acabou no primeiro gol da equipe merengue, marcado pelo alemão Toni Kross.

Bruno Guimarães é relacionado no Lyon pela primeira vez

O meio-campista que se destacou pelo Athletico-PR foi relacionado pelo Lyon para a partida contra o Strasbourg. O jogador ficou no banco de reservas, mas acabou não entrando no decorrer da partida. A equipe comandada por Rudi Garcia até saiu na frente com um gol de Bertrand Traoré, porém levou o empate no fim do primeiro tempo e o placar ficou em 1 a 1.

Lazio, de Lucas Leiva, assume vice-liderança do Campeonato Italiano

O Campeonato Italiano tem um novo vice-líder e é a Lazio. Os comandados de Simone Inzaghi venceram a Inter de Milão por 2 a 1, de virada, e ultrapassou a equipe nerazzurri na tabela de classificação. O meio-campista Lucas Leiva foi titular na ocasião - em 24 partidas no campeonato, ele atuou em 20, mostrando ser importante no esquema tático do técnico italiano.