Topo

Reforma na Bombonera deve criar ambiente ainda mais quente na Libertadores

Grade preta ocupa o lugar que era do painel acrílico em uma das laterais da Bombonera - Divulgação/CA Boca Jrs.
Grade preta ocupa o lugar que era do painel acrílico em uma das laterais da Bombonera Imagem: Divulgação/CA Boca Jrs.

Arthur Sandes

Do UOL, em São Paulo

02/02/2020 04h00

A casa do Boca Juniors está de cara nova em 2020, sem os painéis de acrílico que antes separavam torcedores do campo em uma das laterais. A Bombonera passou por reforma no começo do ano e ganhou uma "cara europeia" para criar um ambiente ainda mais quente para o adversário às vésperas do início da Libertadores.

Os painéis foram retirados de uma das laterais do campo, substituídos por uma grade mais baixa que dá ao torcedor tanta liberdade quanto nos grandes estádios europeus. Há também um fosso de 80 centímetros de profundidade, onde agora ficam os seguranças. O outro lado da Bombonera, o dos camarotes, já não tinha as placas. O acrílico só foi mantido atrás dos gols, mas sob a promessa da diretoria de serem retirados "caso o torcedor se comporte bem".

O objetivo principal da obra foi melhorar a visibilidade, que era prejudicada pelos painéis com o reflexo do sol ou de luzes artificiais. De quebra, o novo design permite uma pressão ainda maior dos torcedores. Não chega a aproximar a torcida do campo, mas é um obstáculo a menos.

"Antes tinha que subir e procurar um lugar livre para ver melhor, porque [perto do campo] não dava para ver. Agora está espetacular", elogiou um torcedor, em vídeo feito pelo próprio Boca, no primeiro jogo depois da reforma, o empate por 0 a 0 contra o Independiente no domingo passado (26).

"Ver o estádio sem acrílico é muito melhor. Quando entrei, era como se fosse a primeira vez", comemorou outra.

Dando maior liberdade ao torcedor, o Boca Juniors promete punições mais pesadas em casos de vandalismo ou violência.

"Nosso comitê de disciplina será totalmente duro com quem não entender como se comportar em um estádio", ameaça Mario Pergolini, responsável pelo projeto de modernização da Bombonera. O local já teve até mata-mata de Libertadores cancelado por um ataque com spray de pimenta, em 2015.

O Boca Juniors é vice-líder do Campeonato Argentino com 30 pontos, três a menos do que o River Plate. Na Copa Libertadores, foi sorteado no grupo H com Caracas (VEN), Libertad (PAR) e um integrante ainda a ser definido.

Bombonera mantém painéis de acrílico apenas nas arquibancadas atrás dos gols - Divulgação/CA Boca Jrs. - Divulgação/CA Boca Jrs.
Bombonera mantém painéis de acrílico apenas nas arquibancadas atrás dos gols
Imagem: Divulgação/CA Boca Jrs.