Topo

Em despedida da TV, Jesualdo se declara e faz planos para o Santos em 2020

Jesualdo Ferreira assinou contrato com o Santos por um ano. Ele chega ao país no próximo dia 6 de janeiro - Reprodução/Canal11
Jesualdo Ferreira assinou contrato com o Santos por um ano. Ele chega ao país no próximo dia 6 de janeiro Imagem: Reprodução/Canal11

Do UOL, em São Paulo

28/12/2019 11h17

Resumo da notícia

  • Jesualdo se despediu da função de comentarista do Canal11, em Portugal
  • Recebeu homenagem, "arrumou" mala e falou como técnico do Santos
  • Ele citou o ataque santista campeão mundial de 1962 e detalhes históricos
  • Português ainda elogiou trio de ataque de Sampaoli e quer escalar 4-3-3
  • Chegada ao Brasil está prevista para o dia 6/1. Estreia após 16 dias

Anunciado como novo técnico do Santos na última segunda-feira (23), Jesualdo Ferreira começou sua despedida de Portugal ontem à noite. Sem clube desde abril, quando terminou uma passagem de quatro temporadas pelo Al-Sadd, do Qatar, ele vinha atuando como comentarista de TV no "Canal11", do país. Nesta sexta ele recebeu uma homenagem dos outros participantes do programa, arrumou uma mala cenográfica e deu as primeiras declarações como comandante do Santos em um programa especial.

"Uma coisa que é muito curiosa: quando perguntam se conheço o futebol brasileiro, a primeira grande referência que tive foi efetivamente o Santos. Em 1962 eu ainda era novo e o Santos disputou com o Benfica, que era campeão da Europa, o Intercontinental, e tinha uma equipe que nunca mais me esqueci, com Dorval, Mengálvio, Coutinho, Pelé e Pepe. Era o ataque. Ganharam do Benfica no Brasil por 3 a 2, depois foram à Luz e eu pude assistir a uma coisa que nunca tinha visto na minha vida, que eram jogadores fabulosos como esse e um chamado Edson Arantes do Nascimento. O Santos ficou a essa altura como meu clube no Brasil. Normal", afirmou Jesualdo Ferreira em papo com a apresentadora Sofia Oliveira.

O técnico português de 73 anos é apelidado no país de "O Professor", porque durante anos comandou os cursos de formação de treinadores no país. O UOL Esporte traçou um perfil do comandante, que já foi tricampeão português pelo Porto e acumula conquistas nacionais em três continentes, e também ouviu jogadores brasileiros que foram dirigidos por ele pelo mundo. Ele é considerado um revolucionário na parte tática.

Sobre o trabalho no Santos em 2020, Jesualdo Ferreira deu os primeiros indícios do que pretende. Ele gosta do esquema tático 4-3-3, porque ele torna mais fácil a adaptação para outros em caso de necessidade: "É um sistema que controla melhor os espaços. Quero mantê-lo no Santos. Porém, para colocar o meu 4-3-3, preciso ter jogadores que consigam interpretar o que eu quero". O comandante ainda elogiou o trio de ataque que encerrou esta temporada no Peixe: "Do que vi do Santos do Sampaoli, o time tem três atacantes muito rápidos, fortes e com mobilidade. Logo, vai ser mais fácil para que as minhas ideias entrem rapidamente."

Jesualdo Ferreira tem chegada prevista ao Brasil no dia 6 de janeiro e disse que vai "começar a temporada no dia 10 e jogar já no dia 22", em referência à primeira rodada do Campeonato Paulista, quando o Santos enfrenta o Red Bull Bragantino: " A partir daí, serão jogos de quatro em quatro dias. Depois, tem a Libertadores e o Brasileirão. Como vai ser o processo de preparação do meu time? Primeiro, vou fazer uma série de análises rápidas dos últimos jogos. Assim, vou mostrar aos meus jogadores o que eles já fizeram, o que está errado e o que está certo. No treino não vou me preocupar muito com aquela fase de cargas altas, de força física... Vou fazer treinos de jogo. Vou potencializar ainda mais aquilo que o time já sabe fazer."

Ao fim do programa "Futebol a Sério", o experiente técnico português foi questionado por Sofia Oliveira se o Santos era o "maior desafio" da carreira de Jesualdo.

"É o último maior desafio da minha carreira. Porque com o fato de ter sido treinador do Porto e ter estado fora em situações muito complicadas dizer que não foram muito fortes não é verdadeiro e nem honesto da minha parte. Mas como esta de fato nunca aconteceu, então se pode dizer que é mais desafiante. Àquela altura eu dominava muito mais as questões do que agora."