Topo

Carioca - 2020

Por que o Campeonato Carioca de 2020 já começou em dezembro de 2019

Campeonato Carioca de 2020? Em 22 de dezembro de 2019, América-RJ venceu o Macaé pelo placar de 3 a 1 - Marcio Menezes / America Rio
Campeonato Carioca de 2020? Em 22 de dezembro de 2019, América-RJ venceu o Macaé pelo placar de 3 a 1 Imagem: Marcio Menezes / America Rio

José Edgar de Matos

Do UOL, em São Paulo (SP)

26/12/2019 04h00

Resumo da notícia

  • O Campeonato Carioca de 2020 começou no último fim de semana, com a fase preliminar.
  • América-RJ, Americano, Macaé, Portuguesa-RJ, Nova Iguaçu e Friburguense disputam duas vagas na chave principal, com os grandes do estado.
  • A fase preliminar do Cariocão 2020 teve início em 22 de dezembro e termina no dia 11 de janeiro, uma semana antes do começo da Taça Guanabara.
  • Os seis times da fase preliminar jogam entre si em sistema de pontos corridos de turno único.
  • Quem sobra desta fase preliminar fará duas novas disputas para definir o único rebaixado para a Série B1.

América-RJ, Americano, Macaé, Portuguesa-RJ, Nova Iguaçu e Friburguense. Para estes seis times, a temporada de 2020 começou neste mês de dezembro. O grupo faz parte da fase preliminar do Campeonato Carioca do próximo ano, que já abriu a disputa em meio às festas de fim de ano com o objetivo de classificar dois times para fase principal de Taças Guanabara e Rio, com a presença de Flamengo, Vasco, Botafogo e Fluminense.

É o segundo ano consecutivo em que a fase preliminar do Carioca começa ainda em dezembro, semanas antes de os grandes e os outros times do Estado completarem a primeira divisão. Esta primeira etapa começou no último dia 22 e termina em 11 de janeiro, uma semana antes do início da Taça Guanabara.

Os seis times da fase preliminar jogam entre si em sistema de pontos corridos de turno único. Os dois melhores se classificam para o Estadual com os grandes, enquanto os outros quatro clubes são direcionados para um novo torneio, que define o rebaixado para a Série B1.

Disputam o torneio preliminar os dois clubes do acesso de 2019 (América e Friburguense) e quem terminou entre 11º e 14º lugar do Estadual do ano passado (America, Portuguesa, Nova Iguaçu e Macaé).

Após uma rodada, América, Nova Iguaçu e Portuguesa saíram na frente por um lugar na fase nobre do Cariocão e venceram no último fim de semana.

Os americanos estrearam com vitória por 3 a 1 sobre o Macaé. Já Nova Iguaçu e Portuguesa fizeram 2 a 0 sobre Friburguense e Americano, respectivamente. Já pensando em 2020, os seis clubes voltam a campo pela segunda rodada neste fim de semana, o último de 2019.

Rebaixamento

Os quatro piores times desta fase preliminar jogam entre si em turno e returno para definir o único rebaixado da competição. O melhor classificado desta etapa, classificada como o Grupo X pela Ferj (Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro), se salva da degola.

Os outros três clubes também jogam em si, novamente em ida e volta, com os dois primeiros evitando a queda de divisão. Ao último colocado deste Grupo Z, conforme batismo da própria federação carioca, restará a lamentação do rebaixamento.

Confira a segunda rodada:

28 de dezembro
Americano x América (15h)

29 de dezembro
Macaé x Nova Iguaçu (15h)
Friburguense x Portuguesa (15h)