Topo

"Firmino herói": jornais britânicos elogiam brasileiro na final do Mundial

Do UOL, em São Paulo

21/12/2019 19h09

Resumo da notícia

  • The Sun: "Firmino partiu o coração dos 40 milhões de flamenguistas" e "Nada pode parar esta equipe atual do Liverpool. Nem mesmo o VAR"
  • The Independent: "Roberto Firmino é herói de novo"
  • The Guardian: "Roberto Firmino partiu o coração de seus compatriotas do Flamengo com o gol decisivo na prorrogação"
  • The Telegraph: "Flamengo jogou por uma nação e pelo continente, e levou o Liverpool ao limite"

Firmino partiu o coração dos 40 milhões de flamenguistas".

A citação é do jornal britânico The Sun, em um relato escondido sobre o jogo da final do Mundial de Clubes, que aconteceu neste sábado (21), no Qatar, mas resume como os ingleses acompanharam o jogo. A página enfatizou a qualidade do atual time do Liverpool e aproveitou para alfinetar o VAR. "Nada pode parar esta equipe atual do Liverpool. Nem mesmo o VAR".

"Firmino, certamente, não vive sua melhor temporada e ainda não marcou no Estádio Anfield. Mas ninguém se importará, já que foi ele quem proporcionou ao Liverpool outra noite de glória", continua o jornal. Com exceção do Liverpool Echo, jornal da cidade do novo campeão mundial, as mídias tradicionais britânicas não deram grande espaço à partida.

"Roberto Firmino é herói de novo", diz o The Independent no título da reportagem. O tabloide ainda ressalta a presença da torcida do Flamengo no Estádio Internacional Khalifa. "A maioria dos brasileiros que estavam ali enfrentou mais de 20 horas de viagem do Rio de Janeiro ao Qatar e, ainda assim, animou o estádio —como faz em toda a parte".

O Independent analisa o jogo como uma partida "tensa e bem disputada".

Para o britânico DailyStar, "o Liverpool foi pressionado pelo gigante brasileiro Flamengo na final do Mundial de Clubes". E continua: "O Liverpool era favorito para o confronto no Qatar, mas só venceu o Monterrey depois de um gol tardio de Firmino".

Corações partidos e "Flamengo perigoso"

O Guardian analisa o gol de Firmino como um momento de tristeza para os colegas brasileiros. "Roberto Firmino partiu o coração de seus compatriotas do Flamengo com o gol decisivo na prorrogação. O brasileiro havia perdido duas chances claras nos dois primeiros tempos, mas deu a vitória ao Liverpool na única competição que faltava para vencer. A equipe de Klopp alcançou o que nenhum outro time na ilustre história do clube conseguiu antes".

Ainda segundo o jornal, o Flamengo apresenta perigo "dada a qualidade de Bruno Henrique, Éverton Ribeiro e o artilheiro Gabriel Barbosa. Mas os três estavam bem contidos pela pressão implacável do trio do Liverpool".

"Aos poucos, porém, eles começaram a mudar a situação, com Gerson e Willian Arão cada vez mais influentes no meio-campo. A raiva visível de Klopp não foi apenas o resultado de uma exibição irregular de arbitragem. A corrida do técnico do Liverpool pelo túnel assim que o apito do intervalo tocou também foi um claro sinal de irritação com a equipe", analisou.

Firmino é destaque, também, no Telegraph. "Flamengo jogou por uma nação e pelo continente, e levou o Liverpool ao limite. Foi um de seus compatriotas, Roberto Firmino, que deixou os brasileiros apavorados ao marcar no começo da prorrogação".