Topo

C. Ronaldo fica fora do top 2 após nove anos e falta de novo à Bola de Ouro

Cristiano Ronaldo ficou em terceiro na votação da Bola de Ouro, atrás de Messi e Van Dijk - Massimo Pinca/Reuters
Cristiano Ronaldo ficou em terceiro na votação da Bola de Ouro, atrás de Messi e Van Dijk Imagem: Massimo Pinca/Reuters

Do UOL, em São Paulo

02/12/2019 18h39

Resumo da notícia

  • Cristiano Ronaldo ficou em terceiro na votação da Bola de Ouro 2019
  • Desde 2010 o português não ficava fora dos dois primeiros da premiação
  • Cristiano não foi à cerimônia em Paris e foi "trollado" pelo vice-campeão Van Dijk
  • Lionel Messi conquistou sua sexta Bola de Ouro, contra cinco de CR7

Ser eleito o terceiro melhor jogador do mundo está longe de ser ruim, mas essa colocação representou uma marca "negativa" para Cristiano Ronaldo na Bola de Ouro 2019. Atrás do vencedor Lionel Messi e do vice Virgil van Dijk, o português ficou fora do top 2 pela primeira vez desde 2010. De quebra, não compareceu à premiação e ainda foi "trollado" por Van Dijk antes da cerimônia.

Ao chegar ao local da entrega dos prêmios em Paris, Van Dijk ouviu de um jornalista: "Cristiano Ronaldo não estará aqui esta noite, é um rival a menor para você". Em tom de brincadeira, o zagueiro do Liverpool respondeu: "Por quê? Ele era um rival?".

Esta foi a segunda cerimônia seguida da premiação mais prestigiada e tradicional do futebol europeu em que Cristiano não compareceu. No ano passado, quando Modric quebrou a dinastia de dez anos de CR7 e Messi e levou a Bola de Ouro para casa, o astro da Juventus também não marcou presença. Messi, aliás, também não esteve no evento de 2018, quando ficou apenas na quinta colocação.

A última vez em que Ronaldo não ficou nem em primeiro, nem em segundo na Bola de Ouro havia sido em 2010. Na ocasião, Messi foi o vencedor, com Andrés Iniesta em segundo e Xavi em terceiro. Desde então, Cristiano ou foi eleito o melhor do mundo (2013, 2014, 2016 e 2017), ou ficou em segundo (2011, 2012, 2015 e 2018). Ele tem cinco Bolas de Ouro, contra seis de Messi.

Em 2019, apesar do terceiro lugar na votação de melhor do mundo, CR7 não teve um de seus melhores anos. A Juventus foi campeã italiana, mas acabou eliminada nas quartas de final da Liga dos Campeões pelo Ajax. No segundo semestre, o craque tem sofrido com problemas físicos e não tem conseguido alcançar seu melhor nível pela Velha Senhora.

O melhor desempenho veio com a seleção de Portugal, que foi campeã da Liga das Nações da Uefa no meio do ano. Em 2019, Cristiano fez 14 gols em apenas dez jogos por seu país. Já pela Juventus, foram 20 gols em 35 partidas, além de quatro assistências. O astro deve voltar a campo no próximo sábado (7), contra a Lazio, fora de casa, pelo Campeonato Italiano.