Topo

Vasco

Vasco integra grupo de startups com Feyenoord, Cagliari, Peñarol e outros

Presidente do Vasco, Alexandre Campello tem a missão de trazer benefícios oriundos desta parceria - Rafael Ribeiro / Flickr do Vasco
Presidente do Vasco, Alexandre Campello tem a missão de trazer benefícios oriundos desta parceria Imagem: Rafael Ribeiro / Flickr do Vasco

Do UOL, no Rio de Janeiro

19/11/2019 14h17

O Vasco deu um importante passo visando os novos investimentos no mercado do futebol e passou a ser integrante de um grupo de desenvolvimento de novas "startups" ligadas ao esporte, as chamadas "sports tech". Estão na aliança clubes como Feyenoord (HOL), Cagliari (ITA), Real Sociedad (ESP), Peñarol (URU), Atlético Nacional (COL), Universidad Católica (CHI), Al-Ittihad (KSA), Sporting Cristal (PER) e Legia Warsaw (POL).

O projeto foi elaborado pelo Real Sociedad e teve a participação do ex-vice-presidente de marketing cruzmaltino, Bruno Maia, ainda quando estava na pasta. O nome dele será "Sport Innovation Alliance".

Em 2018, as startups de esportes movimentaram cerca de 8 bilhões de dólares somente nos Estados Unidos e alguns clubes já têm criado seus "hubs de inovação", caso, por exemplo, do Barcelona. O Liverpool, da Inglaterra, pretende investir cerca de R$ 100 milhões em startups.

O objetivo da "Sport Innovation Alliance" é promover uma troca entre os clubes - que oferecerão o peso de suas marcas - e as startups.

Como clube brasileiro fundador, o Vasco terá a prerrogativa de conhecer em primeira mão os projetos de todo o mundo que queiram se associar ao grupo e a decisão de se relacionar ou não com eles. O clube só investirá alguma verba quando e onde quiser.

"Agradeço a confiança de primeira hora do presidente do Vasco, Alexandre Campello, que seguirá o projeto com a equipe do clube. Uma parceria dessa natureza aponta um protagonismo que o Vasco nunca devia ter deixado de exercer e segue calcando bases para voltar para onde nunca deveria ter deixado de estar", disse Bruno Maia.

O que são "startups"?

Startups são empresas emergentes que têm como objetivo desenvolver ou aprimorar um modelo de negócio, preferencialmente escalável e repetível. Uma startup é uma empresa recém-criada ainda em fase de desenvolvimento, e que é normalmente de base tecnológica.

Vasco