Topo

Série B - 2019

Bragantino está a um ponto do título. O que mais está em jogo na Série B?

Sport pode conquistar acesso amanhã, antes mesmo de voltar a campo - Anderson Stevens/Sport Recife
Sport pode conquistar acesso amanhã, antes mesmo de voltar a campo Imagem: Anderson Stevens/Sport Recife

Do UOL, em Santos (SP)

15/11/2019 04h00

Resumo da notícia

  • Série B 2019 tem apenas mais três rodadas pela frente
  • Bragantino está muito perto do título, e Sport do acesso
  • Coritiba, Atlético-GO, América-MG e Paraná seguem na briga
  • CRB, Cuiabá e Operário-PR também têm chances, mas remotas

A Série B do Campeonato Brasileiro chega a sua reta final com algumas definições na parte de cima da tabela, mas ainda com muita coisa para acontecer nestas três rodadas restantes. Certo é que o Bragantino, líder com 71 pontos, já está classificado para a Série A de 2020, enquanto o Sport, segundo colocado com 63, está quase lá e pode subir antes mesmo de voltar a campo.

Basicamente, outros quatro clubes - Coritiba (57), Atlético-GO (57), América-MG (55) e Paraná (54) brigam pelas outras duas vagas para a elite. CRB (51), Cuiabá (50) e Operário-PR (49) ainda têm chances de acesso, mas remotas.

Bragantino MUITO perto do título...

Com o acesso já confirmado, o Bragantino, que soma 71 pontos, oito a mais que o vice-líder Sport, pode garantir o título da Série B já nesta sexta-feira (15). Basta um empate contra o 18º Criciúma, em jogo que acontece no Nabi Abi Chedid, às 19h15 (de Brasília).

Caso haja uma zebra e perca para o time catarinense, o time da Red Bull ainda pode ser campeão no sábado (16). Isso acontecerá se o Sport não vencer o Vila Nova - que luta contra o descenso - no domingo (17), na Ilha do Retiro, às 16h.

... e Sport MUITO perto do acesso

Depois de vencer o Botafogo-SP por 2 a 0 na última quarta-feira (13), fora de casa, o Sport praticamente carimbou a sua vaga para retornar à Série A. Recebido com festa pela torcida no aeroporto na tarde de hoje (veja o vídeo abaixo), o time pernambucano agora pode confirmar o acesso antes mesmo de voltar a campo. Mas como?

Para isso acontecer, é necessário que América-MG (oito pontos atrás) e Paraná (nove atrás) não vençam suas partidas por esta 36ª rodada. Enquanto o time mineiro recebe o Vitória amanhã (15), às 17h, no Independência, o Paraná visita o Atlético-GO em confronto direto que acontece horas depois, às 21h30, no estádio Antônio Accioly.

Acesso: Quatro times para duas vagas?

Se tirarmos da conta o Sport, que está virtualmente garantido na Série A do ano que vem, quatro equipes lutam por duas vagas restantes para a elite. Empatados na tabela com 57 pontos, Coritiba e Atlético-GO só dependem de si, mas ainda assim precisam de três vitórias se não quiserem depender de resultados da concorrência nas últimas três rodadas.

Para América-MG (55) e Paraná (54), qualquer tropeço pode ser fatal. Já CRB, Cuiabá e Operário-PR ainda têm chances, mas precisam vencer todos os jogos - e ainda depender de muitos tropeços dos adversários diretos - para sonhar com o acesso.

Título e acesso: quem pega quem

Bragantino: Criciúma (casa), Coritiba (fora), CRB (casa)

Sport: Vila Nova (casa), Ponte Preta (casa), Atlético-GO (fora)

Coritiba: Oeste (casa), Bragantino (casa), Vitória (fora)

Atlético-GO: Paraná (casa), Brasil de Pelotas (fora), Sport (casa)

América-MG: Vitória (casa), Guarani (fora), São Bento (casa)

Paraná: Atlético-GO (fora), Criciúma (fora), Botafogo-SP (casa)

CRB: Ponte Preta (casa), Figueirense (casa), Bragantino (fora)

Cuiabá: Figueirense (fora), Botafogo-SP (fora), Vila Nova (casa)

Operário-PR: Guarani (fora), Vitória (casa), Figueirense (fora)