Topo

Botafogo e Flamengo são denunciados pelo STJD e podem perder até 10 mandos

Botafogo x Flamengo foi marcado por muita confusão dentro e fora do estádio Nilton Santos - Leo Burlá/UOL
Botafogo x Flamengo foi marcado por muita confusão dentro e fora do estádio Nilton Santos Imagem: Leo Burlá/UOL

Do UOL, no Rio de Janeiro

14/11/2019 18h46

A Procuradoria da Justiça Desportiva denunciou Botafogo e Flamengo pela confusão ocorrida no clássico entre as equipes pelo Campeonato Brasileiro. Mandante, o Alvinegro foi denunciado por atraso, não manter a infraestrutura necessária para a segurança da partida, desordens e tumulto entre membros das equipes no túnel de acesso ao vestiário. Visitante, o Rubro-negro responderá por desordens e pelo tumulto no acesso ao vestiário.

Além dos clubes, Luiz Fernando, do Botafogo, será julgado por conduta antidesportiva após ser expulso. O processo será julgado na sessão na próxima quinta, dia 21 de novembro, a partir das 13h.

Na oportunidade, a partida foi marcada por agressões e confusões dentro e fora do estádio. Em denúncia a Procuradoria juntou diversos vídeos de brigas e confusões dentro do estádio Nilton Santos. Destaque para um torcedor espancado na arquibancada e defendido por um segurança que acaba também agredido.

De acordo com a Procuradoria as cenas se agravaram devido alguns torcedores do Flamengo comprarem ingressos para o setor destinado a torcida do Botafogo. Em entrevista a diversos veículos de imprensa o Major Silvio Luiz informou que 70 torcedores do Flamengo foram detidos na partida por invasões.

Tentativa de invasão a zona mista, agressão a um jornalista que cobria a partida e hostilidades a integrantes do STJD foram ainda citados na denúncia.

O Botafogo foi denunciado nos artigos 211 (Deixar de manter o local que tenha indicado para realização do evento com infraestrutura necessária a assegurar plena garantia e segurança para sua realização) e 213, inciso I do CBJD (deixar de prevenir e reprimir desordens). Ambos os artigos preveem multa de até 100 mil. O artigo 211 pode gerar ainda a interdição do estádio Nilton Santos, enquanto pela desordem o clube corre risco de perda de até 10 mandos de campo.

Visitante, o Flamengo foi denunciado no artigo 213, inciso I, parágrafo 2º (§ 2º Caso a desordem seja feita pela torcida da entidade adversária, tanto a entidade mandante como a entidade adversária serão puníveis). O Flamengo também corre risco de multa e perda de mando de campo.

Imagens veiculadas mostraram ainda uma confusão envolvendo membros de ambas as equipes no túnel de acesso ao vestiário não sendo possível identificar individualmente pelo grande número de envolvidos. Nesse sentido, a Procuradoria denunciou Botafogo e Flamengo nos termos do artigo 257, parágrafo 3º do CBJD (Participar de rixa, conflito ou tumulto ... Quando não seja possível identificar todos os contendores, as entidades de prática desportiva cujos atletas, treinadores, membros de comissão técnica, dirigentes ou empregados tenham participado da rixa, conflito ou tumulto serão apenadas com multa de até R$ 20 mil).