PUBLICIDADE
Topo

Palmeiras pode passar SPFC no confronto histórico? As contas deles divergem

Palmeiras e São Paulo voltam a se enfrentar nesta quarta-feira, no Allianz Parque - Marcello Zambrana/AGIF
Palmeiras e São Paulo voltam a se enfrentar nesta quarta-feira, no Allianz Parque Imagem: Marcello Zambrana/AGIF

Danilo Lavieri e José Eduardo Martins

Do UOL, em São Paulo

30/10/2019 04h00

Resumo da notícia

  • São Paulo e Palmeiras têm contas diferentes para lembrar da história do Choque-Rei
  • Alviverde não computa jogos contra São Paulo da Floresta; Tricolor descarta Torneio Início
  • Há, por sinal, um conflito parecido no histórico entre Palmeiras e Corinthians
  • Palmeiras diz ter três vitórias a menos; São Paulo afirma estar empatado com o rival

O jogo entre Palmeiras e São Paulo marcado para 19h30 de hoje (30), no Allianz Parque, pela 29ª rodada do Brasileirão, pode servir de desempate histórico no confronto. Mas só se você considerar os números adotados pelos historiadores do Morumbi. É que cada equipe tem um critério diferente na hora de explicar o seu passado.

O Alviverde entende que o setor histórico precisa levar em conta todas as partidas disputadas entre as equipes, inclusive as que não foram jogadas por 90 minutos, algo que poderia acontecer em competições seguindo regulamento alternativo, como o hoje extinto Torneio Início, por exemplo, com jogos de apenas 20 minutos de duração na maioria das vezes. Além disso, os palmeirenses construíram a sua narrativa e não levam em conta os números que retratem partidas contra o São Paulo nos tempos da Floresta.

Por isso, os números apresentados pelos palmeirenses são os seguintes: 315 jogos, com 105 vitórias, 108 derrotas e 102 empates.

Curiosamente, os critérios adotados pelo São Paulo favorecem o Palmeiras, levando em conta as partidas disputadas como o São Paulo da Floresta. Seguindo esses critérios, quem vencer a partida de hoje fica à frente no confronto histórico. Antes de a bola rolar, os números estão desta forma: 320 jogos, com 108 vitórias para cada lado e 104 empates.

A curiosidade nesse caso fica por uma incoerência: embora não compute as partidas do Torneio Início neste retrospecto, o time do Morumbi coloca os títulos conquistados nesta competição em 1932, 1940 e 1945, na sua galeria de "competições oficiais".

O Torneio Início também gera discórdia estatística quando a briga é entre Palmeiras e Corinthians. Até mesmo por conta do Derby que muitos acreditam que os alviverdes adotaram tais critérios (para assim ficar mais equilibrada a disputa). Os palmeirenses afirmam que já disputaram 371 partidas contra o seu rival mais antigo, com 131 vitórias, 129 derrotas e 111 empates. Já os alvinegros dizem que enfrentaram o time do Palestra Itália em 361 vezes, com 127 vitórias para cada lado e 107 empates.

Assim como os são-paulinos, os corintianos dizem que os números do Torneio Início não podem ser levados em conta no retrospecto, mas citam os títulos desta competição na sua galeria.

FICHA TÉCNICA
PALMEIRAS x SÃO PAULO

Data: 30 de outubro de 2019, quarta-feira
Horário: 19h30 (de Brasília)
Local: Allianz Parque, em São Paulo (SP)
Árbitro: Raphael Claus (SP)
Assistentes: Emerson Augusto de Carvalho e Neuza Ines Back (ambos de SP)
VAR: José Cláudio Rocha Filho (SP)

Palmeiras: Weverton; Marcos Rocha, Gustavo Gómez, Vitor Hugo e Diogo Barbosa; Felipe Melo, Bruno Henrique e Lucas Lima; Dudu, Willian e Deyverson. Técnico: Mano Menezes

São Paulo: Tiago Volpi; Daniel Alves, Bruno Alves, Arboleda e Reinaldo; Luan (Liziero), Tchê Tchê e Igor Gomes; Antony, Vitor Bueno e Alexandre Pato. Técnico: Fernando Diniz.