Topo

Libertadores - 2019

Sem direitos de transmissão, SporTV vai "esquentar" duelo Flamengo x Grêmio

Bruno Henrique disputa lance durante Grêmio X Flamengo. Jogo de ida pelas semifinais da Conmebol Libertadores 2019 - Raul Pereira /Fotoarena/Folhapress
Bruno Henrique disputa lance durante Grêmio X Flamengo. Jogo de ida pelas semifinais da Conmebol Libertadores 2019 Imagem: Raul Pereira /Fotoarena/Folhapress

Marcelo Tieppo

Colaboração para o UOL

22/10/2019 04h00

Sem os direitos de transmissão do duelo entre Flamengo x Grêmio na próxima quarta-feira (23), no Maracanã, o SporTV resolveu inovar. A emissora irá "esquentar" o jogo por duas horas, a partir das 19h30, até o início da jornada da Rede Globo.

Na TV fechada, a exclusividade do jogo que vale vaga na final da Libertadores é da Fox. Mas o grupo Globo decidiu unir forças e fazer o pré-jogo no seu canal fechado para tentar atrair ainda mais público depois para a transmissão na TV aberta, que vai ter como principal novidade a volta de Galvão Bueno. Os comentários serão de Júnior e Caio Ribeiro. Nas reportagens, estarão Eric Faria e Fernando Becker.

Um dos participantes do esquema do pré-jogo, o ex-jogador Roger, hoje comentarista do SporTV, contou ao UOL Esporte como está se preparando para encarar essa "transmissão".

No comando dela, estará o narrador Luís Carlos Júnior. Nos comentários, Maurício Noriega e Roger. No gramado, os ex-jogadores Petkovic, ídolo do Flamengo, e Paulo Nunes, que iniciou a carreira no time carioca mas que também fez história no Grêmio, conquistando a Libertadores de 1995.

No jogo de ida, em Porto Alegre, Grêmio e Flamengo ficaram no empate por 1 a 1. O time carioca joga por um 0 a 0 ou por uma vitória simples. Os gremistas precisam de um triunfo ou de um empate por 2 a 2 ou mais. Se o placar da primeira partida se repetir, a decisão será nos pênaltis.

UOL Esporte: Como se preparar para um jogão como esse?

Roger: A preparação é de longo prazo e não específica para essa partida. Você tem que entender o que essas duas equipes fizeram durante toda a competição para chegar a esse momento. O conteúdo de estudos sobre as equipes você começa lá atrás, assistindo toda a competição e vendo como essas equipes se comportaram durante esse processo. Nesses dias que antecedem é um complemento de como eles vão estar no dia do jogo, o trabalho que fizeram, jogadores suspensos, quem está disponível e quem não está. Todo tipo de informação é sempre importante para chegar preparado para a transmissão.

Afinal, essa é a partida que vai definir o time brasileiro na final da competição mais importante do continente. Esse tipo de jogo é sempre muito esperado, todo mundo que trabalha envolvido gosta de participar.

UOL Esporte: Além da análise dos times, o que mais será debatido nessas duas horas que vão anteceder a decisão?

Roger: Como ex-jogador e atualmente comentarista, passo a visão de como os jogadores se sentem em um dia importante como esse, a preparação do atleta no dia do jogo até o momento em que a bola rola e toda a adrenalina envolvendo partidas como essa. Além disso, também faremos análises das equipes e dos atletas, apurando e transmitindo todas as informações complementares. Tudo isso para abastecer o pessoal de casa com curiosidades e dados do jogo.

UOL Esporte: O que esperar da transmissão do SporTV e da Globo nessa decisão de Libertadores?

Roger: O nosso trabalho é o de levar cada detalhe, cada momento, cada história importante. Não só as histórias dos jogadores, mas também dos torcedores que vão aos estádios. É legal ver que muitas dessas pessoas saíram de cidades distantes para buscar seu lugar no Maracanã e superarem tantas adversidades. Nossa transmissão trabalha para que todo esse conteúdo chegue ao telespectador e que ele sinta o clima da partida, que representa o passo final para a tão sonhada final da Libertadores.