Topo

Palmeiras

Palmeiras terá que devolver "milagre" do Fla em 2009 para ficar com título

Leandro Miranda

Do UOL, em São Paulo

21/10/2019 04h00

Resumo da notícia

  • Com 11 rodadas para o fim, Palmeiras está 10 pontos atrás do Flamengo
  • Situação inversa aconteceu em 2009, quando o Fla foi campeão
  • Foi a única vez que uma vantagem desse tamanho foi revertida
  • Discurso no Palmeiras é de que o campeonato ainda está em aberto

O Palmeiras manteve o discurso de brigar até o final pelo título do Campeonato Brasileiro após o empate por 1 a 1 com o Athletico-PR, ontem, na Arena da Baixada. Ao mesmo tempo, jogadores e treinador tiveram de admitir que a missão ficou muito difícil após o Flamengo abrir dez pontos na liderança. Para conseguir concluir sua luta e transformá-la em uma façanha, porém, terá que devolver o "milagre" conquistado pelo próprio Rubro-Negro, há dez anos. Justamente em cima do Verdão.

A única vez na história do Brasileirão dos pontos corridos em que um time tirou dez pontos de vantagem faltando apenas 11 rodadas para o final foi em 2009. Na ocasião, o Flamengo de Adriano, Petkovic e do técnico Andrade era o sexto colocado, com 43 pontos, contra 53 do então líder Palmeiras. O Fla conseguiu uma arrancada incrível na reta final e foi campeão com 67 pontos. Já o alviverde somou 62 e ficou em quinto, fora até da Libertadores.

A missão é complicada, mas os jogadores se negaram a falar que o campeonato já está decidido. Após o jogo contra o Athletico, nomes como Dudu e Deyverson admitiram que o bicampeonato ficou complicado, mas não impossível. O técnico Mano Menezes também afirmou que a disputa só acabará quando as chances não existirem mais. Ele ainda exaltou a campanha do Fla como "extraordinária".

"Estamos perdendo o campeonato até agora nos empates. Temos o mesmo número de derrotas, três, mas deixamos pontos por aí. O Flamengo saiu na semana passada com um jogo em que sofreu mais do que nós aqui, mas venceu (2 a 1 sobre o Fortaleza). Está aproveitando melhor as oportunidades, isso é mérito. Temos que saber o que estamos fazendo bem e melhorar o que for possível. É importante ter um poder de decisão grande, é assim que se decide jogos difíceis como o de hoje", disse o técnico.

A campanha do Palmeiras, aliás, é praticamente igual às dos dois anos recentes em que o time foi campeão brasileiro. Hoje, a equipe de Mano Menezes soma 54 pontos após 27 rodadas. Em 2016, com Cuca, esse número era também de 54. Já no ano passado, com Felipão, o time tinha 53 pontos na mesma altura do campeonato. A diferença é mesmo a campanha fora da curva do Flamengo, a melhor da história dos pontos corridos, com 64 pontos e aproveitamento de 79%.

Para tentar manter a perseguição ao líder, o Palmeiras volta a campo no próximo domingo (27). O adversário será o Avaí, na Ressacada. O Fla joga no mesmo dia, diante do CSA, no Maracanã.

Torcedores "jogam a toalha" por título

E para você?

O Palmeiras ainda tem chances de ser campeão?

Resultado parcial

Total de 5025 votos
19,28%
80,72%

Palmeiras